Você já se deparou com uma receita médica difícil de entender por conta da letra de médico ser ilegível? Diante deste desafio, o Google está trabalhando em uma nova tecnologia juntamente com inteligência artificial para que decodifique a letra cursiva em receituários.
O anúncio foi feito no último mês, durante uma apresentação da empresa na Índia. Esta ferramenta será integrante do Google Lens, que atualmente faz identificação de objetos e textos pela câmera do smartphone para fornecer informações sobre esses elementos.
O funcionamento da ferramenta será muito fácil, a pessoa deverá tirar uma foto da receita com seu celular. Depois disso, a inteligência artificial deve processar e analisar as palavras, para trazer como resultado o medicamento ou procedimento prescritos no receituário.
Ajuda de farmacêuticos
Segundo o porta-voz e farmacêutico, Sanjay Chopra, a gigante da tecnologia Google pediu ajuda a farmacêuticos locais com dicas de como entender as letras cursivas. Isso porque são eles quem costumam fazer “milagres” traduzindo as prescrições médicas.
“Primeiro identificamos onde está escrito o nome do medicamento, usualmente vemos a primeira e última letra escrita. Com a experiência adquirida, nós aprendemos o estilo de escrita de um médico”, afirma o farmacêutico local.
A nova tecnologia ainda não tem data definida para chegar ao mercado. Esperamos que chegue logo, né?
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações do TecMundo.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.