A nova vacina contra a dengue teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O novo imunizante Qdenga é produzido pela empresa Takeda Pharma e tem indicação de uso para população entre 4 e 60 anos.
A aplicação da nova vacina será feita por via subcutânea em esquema de duas doses, em intervalo de três meses entre as aplicações. Segundo a Anvisa, a nova vacina tem na composição quatro sorotipos diferentes do vírus que causa a doença. Deste modo, ela garante uma ampla proteção contra a dengue.
Só no ano passado, o Brasil registrou mais de mil mortes por complicações da dengue no país. A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio) aprovou em fevereiro segurança da vacina Qdenga, que aguardava o aval da Anvisa.
Veja também: Professor surdo apresenta tese de doutorado em Libras
A vacina Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária europeia (EMA), de quem também recebeu aprovação. A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que sejam mantidas as condições aprovadas.
Porém a nova vacina seguirá sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância, sob a responsabilidade da própria empresa.
A outra vacina contra a dengue já aprovada no país, a Dengvaxia, só pode ser aplicada em quem já teve a doença.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações da Agência Brasil.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.