Um exame que possibilita o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer foi desenvolvido e lançado recentemente. O avanço é significativo para a área médica, pois oferece um método não invasivo e isento de exposição à radiação para identificar a condição.
O exame usa uma amostra de sangue periférico, através da detecção de proteínas no plasma do sangue. Isso indica a presença ou ausência de placas amiloides cerebrais, que são alterações características da doença de Alzheimer.
Segundo o Grupo Fleury, que desenvolveu o exame em parceria com a C2N Diagnostics, o diagnóstico precoce do quadro impacta diretamente nas intervenções relacionadas à doença, algo que resulta em um desfecho clínico mais favorável ao paciente. Além disso, a detecção antecipada da doença permite que os médicos adotem medidas terapêuticas mais eficazes.
Veja também: Cientistas desenvolvem embrião humano artificial sem espermatozoide ou óvulo
Alzheimer no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão de brasileiros sofrem com a doença de Alzheimer. Porém, muitos ainda não receberam um diagnóstico formal. Dessa forma, o exame é recomendado para pacientes com 55 anos ou mais que apresentem sinais ou sintomas de comprometimento cognitivo de nível ou demência. O resultado sai em aproximadamente 20 dias.
Para fazer o exame, o paciente precisa de um requerimento médico que detalhe a necessidade do procedimento. O exame custa R$ 3.600 e está disponível nas unidades da marca Fleury, apenas no estado de São Paulo. No entanto, há planos de expansão para todas as unidades do grupo.
Apoie o jornalismo de solução!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.
*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva