De 2020 para 2021, as borboletas saltaram de duas mil para 250 mil, o que indica recuperação da espécie graças a esforços de ambientalistas.
Que são lindas as borboletas-menarca, não há dúvidas. Porém, em 2020, apenas duas mil borboletas-monarca foram observadas nos Estados Unidos, gerando preocupação quanto ao futuro da espécie. Contudo, neste ano, aconteceu uma surpresa — a Sociedade Xerces, ONG responsável pela contagem, anunciou que localizou 247.237 borboletas em 2021!
Assim, houve um aumento de 125 vezes de um ano para o outro, estatística promissora para a recuperação das borboletas e para saída da lista de espécies em extinção.
De acordo com a Xerces, o número superou as expectativas da equipe que, no ano passado, contou com número histórico de voluntários. “O total deste ano nos surpreendeu com a capacidade das monarcas de se recuperar de um recorde de baixa”, afirma a organização em seu site.
Quebra de recordes
Os voluntários encontraram mais de 280 locais de hibernação das borboletas. Antes de 2020, eram menos de 30 mil monarcas hibernando. Em cidades como Los Angeles e Ventura, houve até quebra de recorde: ali, a população da espécie alcançou o maior número desde 2000.
Richard Rachman, pesquisador do grupo, reconheceu ao Opera News que ficou muito animado de analisar os novos locais de hibernação descobertos. “Andando, fiquei surpreso com o grande volume delas, porque isso realmente aponta o caminho que o planejamento urbano sustentável pode fazer para proteger a biodiversidade”.
Estamos na torcida para que a população das borboletas aumente cada vez mais!
Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.