Estudantes participaram da segunda edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee) nesta quarta-feira (7), em Brasília. Alunos que se destacaram foram premiados pelo projeto, que visa conscientizar a comunidade sobre a importância do uso racional da energia elétrica.
O intuito do projeto foi elaborar desafios para testar o conhecimento dos jovens sobre as fontes energéticas e formas de combater o desperdício de energia elétrica.
Quase 200 mil alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas das cinco regiões do país se inscreveram para o projeto. O processo foi dividido em duas fases, as provas aconteceram entre os dias 24 e 29 de outubro deste ano.
Premiação
Na premiação, 22 mil estudantes receberam medalhas de ouro, prata e bronze por terem se destacado durante o evento, que foi coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Iabradee) e realizado pelas empresas concessionárias de energia elétrica que operam em 24 estados e no Distrito Federal.
Além das premiações, estudantes receberam também bolsas de estudo correspondente a R$ 3 mil e notebooks. Professores em que os alunos se destacaram também ganharam notebooks. No total, 7.492 docentes se inscreveram, representando 3.381 escolas.
Entre os estudantes convidados a participar do evento, Letícia Samara Macêdo do Nascimento, aluna do 8º ano de um colégio militar de Pernambuco, que já participou de outras disputas estudantis, e neste ano se inscreveu para a Onee pelo incentivo de uma professora.
“Quando eu soube, fiquei muito empolgada e entusiasmada para participar, porque ela tem um formato totalmente inovador, inédito, que eu nunca tinha visto em outras olimpíadas”, disse Letícia durante a premiação. “Os desafios foram uma forma lúdica de puxar o público-alvo, os alunos de 8º e 9º ano, a participar e, assim, aprender de forma divertida e prazerosa sobre eficiência energética”, afirma Letícia em entrevista à Agência Brasil.
A estudante disse que os desafios que foram apresentados na forma de jogos de forma a estimular os participantes a compreenderem a importância de adotar novos hábitos.
Para o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, os resultados obtidos nessa segunda edição da Onee reforçaram a importância da iniciativa. O diretor afirmou em entrevista à Agência Brasil: “Na primeira edição, começamos com apenas quatro estados. Era apenas um pequeno projeto-piloto. Agora, estamos com 200 mil alunos inscritos, de todas as regiões. O que nos dá a certeza de que este projeto é inclusivo, participativo, educativo”.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações da Agência Brasil.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.