A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Instituto dá aulas para crianças de comunidade que sofre com falta de escolas

Em meio às dificuldades em educação, o trabalho intenso do Instituto Amigos da Periferia beneficia de diversas maneiras uma comunidade
comunidade
comunidade
Comunidade tem apoio de “Amigos da Periferia” (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Em meio às dificuldades da educação em Maceió (AL), o trabalho intenso do Instituto Amigos da Periferia beneficia de diversas maneiras a comunidade da cidade. Em um cenário desafiador, o instituto oferece aulas de reforço às crianças.

Eryvanya Gatto, secretária e professora da ONG, testemunha que a comunidade Benedito Bentes passa por dificuldades na área da educação. Nesta área da periferia da cidade há relatos da falta de escolas municipais de ensino fundamental. Segundo Eryvanya, a comunidade possui cerca de 80 mil habitantes e apenas sete escolas não seriam suficientes para atender a todos.

“Fazemos este trabalho há cinco anos com nossa comunidade, onde conseguimos ajudar por ano apenas 40 crianças, por conta do espaço. Usamos espaços de outras pessoas. É um trabalho voluntário onde nossas professoras saem de longe sem ganhar nada, é por amor a esta comunidade, para ensinar essas crianças e tirar elas da realidade. É muito gratificante este trabalho”.

Veja também: Professores intensificam preparação de estudantes para redação do Enem

Assim, o Instituto Amigos da Periferia é a única escolha de alguns pais que tentam proporcionar o aprendizado dos filhos. Tendo em vista o número limitado de vagas em escolas, as instituições que oferecem ensino são procuradas na região. Eryvanya conta: “As mães da comunidade esperam que seus filhos possam entrar sem reforço”.

Além disso, a ONG conta com apenas duas professoras para crianças que esperam pela educação básica. Eryvanya, que também é professora, compartilha histórias que acumula ao longo dos anos na Amigos da Periferia e diz que, viu crianças aos 8 anos entrarem analfabetas na ONG e saírem letradas em menos de um ano.

Embora a ONG tenha começado com o intuito de apenas auxiliar idosos acamados e cadeirantes, foi percebido que a comunidade também precisava de assistência educacional. Atualmente, são oferecidas diversas atividades, incluindo esportes, aulas de artesanato, rodas de conversa com mulheres, cuidados médicos e distribuição de refeições.

A ONG acredita firmemente que não há escassez de professores, mas sim de escolas.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva