Para ajudar a combater a disseminação de informações falsas em torno da Covid-19, a Organização das Nações Unidas lançou a plataforma Verificado. A iniciativa oferece dados, orientações e números relacionados ao novo coronavírus vindos de fontes seguras e confiáveis. Isso é possível graças a parcerias feitas com agências, influenciadores, sociedade civil, empresas e organizações de mídia. “Não podemos ceder nossos espaços virtuais a aqueles que publicam mentiras, medo e ódio”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Verificação contra a desinformação
Há conteúdo verificado em três temas: ciência – para salvar vidas; solidariedade – para promover cooperação local e global; e soluções – para defender o apoio a populações impactadas. A iniciativa está chamando pessoas do mundo todo a se inscreverem e se tornarem “voluntárias da informação”. Com isso, elas podem compartilhar conteúdo confiável para manter famílias e comunidades seguras e conectadas. Os voluntários receberão diariamente uma lista de conteúdo verificado, otimizado para compartilhamento com mensagem simples e convincente que enfrenta diretamente a desinformação ou fornece uma informação nova.
Leia também: Por videochamadas, palhaços e palhaças profissionais “visitam” pacientes de Covid-19 internados
A equipe do Verificado produz conteúdo com base nas informações e orientações mais recentes das Nações Unidas, da Organização Mundial da Saúde e de outras agências da ONU. “Em muitos países, a crescente desinformação em canais digitais está impedindo a resposta de saúde pública e provocando instabilidade. Há esforços inquietantes de explorar a crise para avançar nativismo ou atingir grupos minoritários. Isso pode piorar na medida em que a pressão aumenta nas sociedades e instabilidades econômicas e sociais entram em cena”, afirma a subsecretária-geral da ONU para Comunicação Global, Melissa Fleming.
Educação midiática como ferramenta para combater a desinformação
Todos os cidadãos são agentes da educação midiática. Saber ler e interpretar as informações nos protege de fraudes, manipulações e enganos, dentro e fora da pandemia. É preciso um esforço para romper as “bolhas” e propor o diálogo com quem pensa diferente ou é refém da desinformação. É por isso que a DePropósito lançou em junho o ebook Fake News em Debate, um guia para identificar notícias falsas, entender seus efeitos e compartilhar esse conhecimento com sua rede de contatos. O material é gratuito e pode ser baixado por qualquer pessoa. Para fazer o download, clique na imagem abaixo.
Este conteúdo foi publicado originalmente no Blog Conteúdo Proposital.