A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Opção para um carnaval sustentável: glitter ecológico dilui na água e não prejudica o meio ambiente

Ela brilha muito e deixa todo mundo radiante. Está nas fantasias, no rosto, na maquiagem, no cabelo e-sabe-deus-mais-onde nos foliões. O nome dela não é Jhenyfer, é purpurina e já faz um tempo que saiu das cartolinas dos trabalhos escolares para ganhar as avenidas e ruas como acessório obrigatório no carnaval. Hoje em dia, “gourmetizou” […]
Ela brilha muito e deixa todo mundo radiante. Está nas fantasias, no rosto, na maquiagem, no cabelo e-sabe-deus-mais-onde nos foliões. O nome dela não é Jhenyfer, é purpurina e já faz um tempo que saiu das cartolinas dos trabalhos escolares para ganhar as avenidas e ruas como acessório obrigatório no carnaval. Hoje em dia, “gourmetizou” e adotou o nome em inglês (pra ficar mais chique?): Glitter. E na mesma proporção em que torna a festa mais bonita, ela também se tornou um grande problema.
Vamos falar da água?
O glitter comum que conhecemos e compramos em papelarias (e mais recentemente em lojas de cosméticos e maquiagens) é feito de plástico. Sim, esse material que não é biodegradável, que leva cerca de 450 anos para se decompor e forma verdadeiras ilhas de lixo nos oceanos. Não tão longe: forma também tapetes nada convidativos nas cidades.
Especialmente nessa época do ano, são milhões de pessoas utilizando as micropartículas brilhantes e muitas delas (a maioria, talvez?) se “livra” do material da forma mais lógica: com um bom banho – que nem funciona muito bem, convenhamos, só quem já usou glitter na vida sabe o quanto essa desgraça gruda. Acontece que quando você manda o brilho pelo ralo, ele acaba parando nos rios e consequentemente nos mares. Mesmo em situações em que há sistema de tratamento de esgoto, as micropartículas não são filtradas, justamente por causa do tamanho.
Existe opção sustentável <3
Mas nem tudo está perdido e o seu brilho está garantido! Existe glitter ecológico, biodegradável e até orgânico no mercado! Até o ano passado eu não conhecia muito bem, mas esse ano descobri várias lojas que oferecem essa opção a preços acessíveis – na mesma faixa de valor que o glitter comum. Uma delas é a Amor.a, que nós mostramos no vídeo do Âme Creators desse mês:

Os produtinhos da Amor.A1 você encontra na Casa 102 (e também dá para entrar em contato com ela pelo Instagram da marca e pedir uma entrega pelos Correios).

E tem muita marca investindo nisso, dá uma olhada:

glitter ecológico
Foto: reprodução/Shock

Shock

O glitter ecológico em gel da Schok é feito de pó de mica e também é protetor solar (melhor combo, vai?). De quebra, os produtos da marca são veganos <3
glitter ecológico
Foto: reprodução/Zim

Zim Color

Amido, corante alimentar e conservante (e tudo o que há de bom). Não é a receita das meninas super-poderosas, mas sim do pó colorodo orgânico da Zim Color. Ele também é feito de mica e super fácil de tirar no banho.
glitter ecológico
Foto: reprodução/Pura Bioglitter

Pura Bioglitter 

A marca surgiu algumas semanas antes do carnaval de 2017 “como uma brincadeira de carnaval”. O glitter ecológico é artesanal, feito à base de algas marinhas e mica produzidos no Brasil. Um mais lindo que o outro!
glitter ecológico
Foto: reprodução/Glitra Bio

Glitra Bio

Sem plástico, com consciência, sem culpa. Essa é a chamadinha da Glitra Bio que vende kits com diferentes cores para montar uma make beeem coloridinha.
Mais alguns?