A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Open Data Day Curitiba promove evento online e gratuito sobre uso de dados abertos

Em sua sexta edição, Open Data Day Curitiba pretende engajar cidadãos no uso de dados públicos e impactar o desenvolvimento da cidade; participam pesquisadores, iniciativa privada, membros do poder público e entusiastas da inovação cívica Pelo sexto ano consecutivo, Curitiba fará parte de um movimento global que incentiva o uso e a divulgação de dados […]
Em sua sexta edição, Open Data Day Curitiba pretende engajar cidadãos no uso de dados públicos e impactar o desenvolvimento da cidade; participam pesquisadores, iniciativa privada, membros do poder público e entusiastas da inovação cívica

Pelo sexto ano consecutivo, Curitiba fará parte de um movimento global que incentiva o uso e a divulgação de dados abertos: o Open Data Day. Na capital paranaense, o evento vai acontecer no dia 6 de março, sábado, totalmente online e gratuito, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Em 2021 reúne palestras sobre os dados abertos da pandemia da COVID-19 em Curitiba, do meio ambiente e do planejamento urbano na cidade. Além disso, também haverá debates sobre dados e privacidade, cultura de dados abertos e data storytelling, entre outros temas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link.

O Open Data Day Curitiba é organizado pelo Code for Curitiba, um grupo de profissionais voluntários que desenvolve soluções com tecnologia para resolver problemas da cidade. A missão do grupo e do evento é “engajar mais pessoas em projetos e ações que utilizem dados abertos de Curitiba, que todos possam acessar, utilizar e modificar”. Para os profissionais, “isso ajuda a impulsionar o desenvolvimento da cidade e faz com que Curitiba seja, em última instância, um lugar melhor para se viver”.

Participantes

Neste ano, irão participar do evento:

  • Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Foundation Brasil;
  • Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação;
  • Álvaro Justen, fundador do Brasil.io;
  • Oscar Schmeiske, coordenador de pesquisas no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba);
  • Kleber Canuto, coordenador de Ciência de Dados no SENAI-PR;
  • Alex de Sá, consultor e especialista em sensores remotos da Onepoint;
  • Rhodrigo Deda, membro da Comissão de Inovação e Gestão da OABPR;
  • Marcos Abreu, da PUCPR e Code for Curitiba;
  • Fabio Baldini, diretor do Instituto X;
  • Lucas de Barros Teixeira, coordenador da trilha de Big Data no The Developer’s Conference São Paulo; e
  • Ana Carolina Benelli, pesquisadora do ITS-Rio e diretora da Linked Data Tecnologia da Informação.

Em edições passadas, o Open Data Day Curitiba realizou ações de captura e análise de dados sobre o transporte público, o orçamento municipal e a Central 156 da cidade, entre outros temas. Também já fizeram parte da programação competições de dashboards no Tableau, o desenvolvimento de soluções e aplicativos para Curitiba e a apresentação de trabalhos acadêmicos sobre dados abertos e inovação.

Nas palavras dos “hackers cívicos”, como se denominam os voluntários do Code for Curitiba: “É uma verdadeira maratona cívica”.

Leia também: Inteligência artificial que ajuda a identificar Covid-19 atende mais de 100 mil e poupa R$ 4 milhões

Open Data Day Curitiba… e pelo mundo

O Open Data Day é global e é realizado todos os anos pela Open Knowledge Foundation. O objetivo é celebrar o uso de dados abertos pelo mundo. Eles são aqueles dados públicos (normalmente governamentais, mas não somente) que podem ser livremente usados por qualquer um, e que ajudam as pessoas a tomarem decisões e a melhorarem a qualidade de vida. 

A ideia é demonstrar os benefícios dos dados abertos e encorajar a adoção de políticas de dados abertos no governo, nas empresas e na sociedade civil. Neste ano, o tema escolhido globalmente para o evento foi “Dados para o Desenvolvimento Igualitário”.

Serviço:
Open Data Day Curitiba
Dia: 6 de março de 2021, sábado
Horário: das 10h às 17h, em transmissão via YouTube
Inscrições: gratuitas, neste link

Da redação, com assessoria