Três ovelhas fizeram a alegria de crianças da ala pediátrica do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em Curitiba (PR). Ao invés de levar cães e gatos para as visitas de costume, o projeto Amigo Bicho inovou ao levar ovinos para animar os pequenos.
A terapia assistida por animais proporciona diferentes experiências no ambiente hospitalar, o que favorece o tratamento das crianças. O pediatra Gilberto Pascolat explica o método. “Internamento é algo estressante para as crianças, pois elas estão fora do ambiente onde estão acostumadas, precisando fazer muitas medicações, o que acaba sendo sofrido. Fazemos o possível para amenizar essa situação, e observamos que a presença de animais melhora bastante o humor das crianças. Isso auxilia no tratamento, elas melhoram muito mais rápido”, comenta Pascolat.
Terapia assistida por animais
A hospitalização, principalmente para crianças, pode gerar insegurança e medo. Dessa forma, as mudanças de rotina, o afastamento da família e de casa podem interferir em alguns tratamentos. Por isso, a Terapia Assistida por Animais auxilia na redução da ansiedade, do estresse, uma vez que a interação humana com animais libera dopamina, o que traz a sensação de prazer e felicidade.
Além disso, as crianças também aprovam a iniciativa. Emocionado após dar um abraço em uma ovelha, o paciente Marlon Justo, de 13 anos, falou sobre a experiência. “Foi incrível, dei até um abraço nela. Achei ela muito fofinha, muito mansa. Eu senti muita firmeza, muita fofura no meu coração quando eu a abracei. É chato ficar no hospital, mas quando vem um animalzinho a gente fica feliz”, disse o menino.
Veja também: Cão de assistência interrompe brincadeira e alerta dona sobre possível desmaio
Patrícia Batista, mãe de Cecília, de 5 anos, estava com a filha internada com pneumonia na ala pediátrica do HUEM. Ela falou sobre a interação da menina com o animal. “Ela estava meio debilitada, tristinha com toda a situação, a cada hora é uma injeção, um medicamento. Eu achei muito bacana essa iniciativa, deu pra perceber que ela ficou mais alegre, mais animada, depois de interagir com a ovelha”, completou a mãe.
Segundo a médica veterinária Maria Christine Cintra, responsável pelas ovelhas, elas não oferecem perigo à saúde das crianças. Os animais levados ao hospital têm condições sanitárias ideais, são vacinados e em uma fase jovem da vida. Assim, nessas condições não representam risco.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva