Cães acompanham pacientes com câncer no Centro de Pesquisa Oncológica (CEPON), em Santa Catarina. As visitas são quinzenais e acontecem desde 2016, para levar amor e carinho às pessoas que passam pelo tratamento.
Cachorros como o Barthô (Shitzu), Beta (sem raça definida) e Glória (Labrador) passam pelo Centro de Pesquisa para apoiar os pacientes e fazer a diferença na rotina. O projeto é realizado em parceria com a Associação Patas do Bem, que treina e faz o controle da saúde dos animais.
Fabíola Provensi, coordenadora do Patas do Bem no CEPON, explica que os cães passam por um protocolo de higienização antes, durante e após a atividade hospitalar. “Estamos sempre pensando na saúde e bem-estar dos pets e dos pacientes, além de estarem com a saúde sempre em dia”, destaca
Veja também: Após aumento na doação de órgãos, lei de incentivo é sancionada
Gabriela Bubniak é terapeuta ocupacional do CEPON. Ela acompanha as visitas e conta a experiência que observa. “Os pacientes ganham com a visita, mas a equipe técnica e os acompanhantes também são beneficiados. A rotina em um hospital oncológico pode ser bastante pesada, mas a chegada dos animais quebra esse clima e permite um momento de alegria e descontração para todos”.
Segundo a Agência Catarinense de Notícias, mais de 1,5 mil pacientes internados receberam a visita dos animais. Porém, a Atividade Assistida por Animais acontece apenas com pacientes avaliados previamente. Os imunodeprimidos, com doenças infectocontagiosas são avaliados como risco à segurança dos demais. Assim, são restritos de receber a visita a animal.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.
*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva.