A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Paranaense é a primeira brasileira a fazer curso avançado de astronauta nos Estados Unidos

Aos 20 anos, Andressa Ojeda deseja inspirar outras meninas a seguirem seus sonhos e conquistarem seus espaços.
Aos 20 anos, Andressa Ojeda deseja inspirar outras meninas a seguirem seus sonhos e conquistarem seus espaços.

Ainda durante o ensino médio, a paranaense Andressa Costa Ojeda se mudou para os Estados Unidos para ser astronauta e seguir seu sonho. Nascida em Loanda, hoje ela estuda engenharia aeroespacial na Flórida e, assim, é a primeira brasileira que treina para ser astronauta nos Estados Unidos.

Apesar da conquista recente, o desejo da jovem de seguir na carreira é antiga. Isso porque, quando criança, conversava com sua mãe sobre o espaço. Após sua morte, quando Andressa tinha apenas nove anos, ela se tornou a inspiração da filha. Às vezes eu saía de casa e olhava para o céu estrelado e pensava nela” , lembra a estudante ao G1

A brasileira já realizou alguns voos de treinamento, acompanhada de cientistas da Nasa e da agência espacial japonesa. Além disso, ela participou de simulações de viagens para Marte. 

Veja mais boas notícias: Desenvolvedora de softwares cria rede social para mulheres apoiarem umas às outras

Inspiração para outras garotas

Após sair do ensino médio, Andressa passou nos vestibulares de cinco universidades americanas, e hoje estuda na Flórida. Foto: Andressa Costa Ojeda/Arquivo Pessoal

Ao G1, a jovem reconhece que em sua faculdade não existem muitas meninas como ela treinando para serem astronautas. Dessa maneira, ela deseja inspirar mais mulheres a seguirem a carreira. 

“Especialmente na minha faculdade, é uma universidade focada na área espacial e aeronáutica, e você não vê muitas meninas. Quero poder inspirar mais garotas a se envolverem nessa área de ciência, tecnologia, matemática, engenharia”, afirma. 

Segundo Andressa, um de seus objetivos é ajudar a desenvolver a tecnologia espacial no Brasil, contribuindo para a agência espacial do país. Mesmo que precise antes se formar na faculdade e fazer um mestrado para conseguir o título de astronauta, ela está animada e aguarda ansiosamente para voar ainda mais alto.

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.

Mais sobre → · ·