Foram 54 anos dedicados ao atendimento pediátrico. Formado em 1951 pela Universidade Federal do Paraná, Ivan Fontoura, hoje com 92 anos, continua oferecendo suas consultas médicas. Ele é pediatra voluntário em Pontal do Paraná, no litoral do estado.
O médico tem especialização em Puericultura e Nutrição, além de um Mestrado pela Universidade da Califórnia e Doutorado na Universidade de Sourbone, na França. Durante a carreira, foi diretor de hospitais, incluindo o Pequeno Príncipe – referência no atendimento pediátrico no país.
Leia também: Alunos escrevem cartas para pacientes do Hospital Pequeno Príncipe
Depois de tanto trabalho era de se esperar que a idade avançada e o sentimento de dever cumprido o deixassem em casa com a aposentadoria. Que nada. Duas vezes por semana ele acorda cedo e atende voluntariamente em um posto de saúde da cidade. Entre as nove da manhã e as quatro da tarde, avalia cerca de 30 crianças ao lado da esposa, Eva, que é enfermeira. Eles são casados há 40 anos.
“Eu resolvi ser médico aos 4 anos, observando muitas situações de crianças desatendidas, porque o médico é caro, etc. Aquilo me marcou. Eu consegui ser médico e praticamente continuei para melhorar um pouquinho a situação deles”, conta. Ainda que ofereça muito além do esperado, ele destaca que queria poder fazer mais pelas crianças da comunidade. “Aborrecido por ser insuficiente, né? A medicina é sempre assim: um prazer, uma esperança e um remorso. Porque não se pode fazer tudo o que queria”.
Quando ele não atende, o posto de saúde no bairro Jacarandá fica fechado. Isso porque apenas um pediatra recebe a demanda das cinco unidades de saúde do município no sistema de rotatividade.
Reconhecimento e legado
Na família, um filho e quatro netos também são médicos.
Dr. Ivan Fontoura já recebeu as duas principais honrarias do Conselho de Medicina do Paraná: o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à atividade e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, pelo trabalho médico-social.
CONFIRA MAIS BOAS NOTÍCIAS!
Para ver os vídeos do Tudo Já Existe, se inscreva em nosso canal do youtube
Siga nossas boas notícias no Instagram
Nos acompanhe no Facebook