Só em 2022, foram comercializados mais de 41 milhões de discos de vinil
Pela primeira vez desde 1987, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as de CD. Segundo o relatório da Associação Americana da Indústria de Gravação (RIAA) revelou que, somente no ano passado, foram vendidos mais de 41 milhões de discos de vinil contra 33 milhões de CDs, o que representa um lucro de mais de R$ 6 milhões.
O aumento das vendas de discos foi significante nos últimos 16 anos. Além disso, o relatório da RIAA mostra que o vinil corresponde a 71% de toda a receita do formato físico de música. Comparativamente, as vendas de CDs caíram 18% em 2022. Para os fãs, o aumento na comercialização dos discos de vinil reflete a experiência sonora e estética do produto.
O jornalista, João Marcondes, é apaixonado por vinil e abriu uma loja especializada em Brasília. João explica tamanha importância: “você pega um álbum, você consome a letra, você consome a foto, o encarte, o design gráfico. Você não está ouvindo só uma música, você está consumindo um produto mais completo”.
O jornalista ressalta que, nos últimos anos, o produto virou uma febre. “Cada vez mais pessoas jovens compram vinil porque, antigamente, era só um hobby de quarentões para cima, um público mais masculino. E, nos últimos 4 anos, isso mudou bastante. Mulheres têm comprado muitos discos e jovens, a partir de 16, 17 anos [também]”.
Para João Marcondes, a experiência com o disco é também uma alternativa para sair do mundo digital. “Você para tudo para ouvir um vinil. Você se desliga do celular, se desconecta”.
Embora o vinil tenha feito um retorno inimaginável, o streaming ainda reina supremo. Segundo o mesmo relatório aponta que os serviços de streaming de música como Spotify e Apple Music representaram 84% da receita total de música em 2022, tendo crescido 7% em comparação com o ano anterior, atingindo um recorde de US$ 13,3 bilhões.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações de Agência Brasil e The Verge.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.