Pesquisadores avaliam como manguezais podem contribuir para diminuir problemas climáticos. Os resultados de pesquisas mostram que a recuperação desses ecossistemas pode ser uma das possibilidades para reduzir o carbono no ambiente e, assim, desacelerar o ritmo do aquecimento global.
Sendo assim, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) finalizou uma pesquisa em manguezais do estado e, observou que, eles evitam ao todo a liberação de 25 milhões de toneladas de carbono para a atmosfera.
O movimento pela proteção dessas áreas mobiliza pesquisadores e ativistas não apenas no Brasil. Logo, essa também é uma pauta mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Veja também: Estudante da rede pública é aprovada para mestrado na Europa
Captação de carbono nos manguezais
Outro levantamento sobre o assunto foi feito há dois anos, conduzido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Sendo assim, os resultados apontaram que a captura de carbono é 57% maior em manguezais do que em outras vegetações tropicais.
Segundo a Agência Brasil, os manguezais ocupam uma área de aproximadamente 10 mil quilômetros quadrados em todo o Brasil. São formações vegetais típicas de áreas alagadas nas zonas litorâneas. Por isso, ficam situados na fronteira entre a terra e o mar e submetidos aos ciclos das marés que fazem o nível da água subir e descer. Assim, os manguezais abrigam grande biodiversidade.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva