A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Pesquisa mostra que açafrão pode tratar indigestão assim como omeprazol

Um estudo publicado na revista médica BMJ revelou que o açafrão pode ser uma opção eficaz no tratamento da indigestão
açafrão
açafrão
Açafrão pode ser opção para tratar indigestão (Foto: Ilustração/Pexels)

Um estudo publicado na revista médica BMJ revelou que o açafrão pode ser uma opção eficaz no tratamento da indigestão. A pesquisa também compara a resposta de mais de 150 pessoas com dispepsia ou indigestão ao medicamento omeprazol, ao açafrão e a uma combinação dos dois.

O omeprazol é frequentemente usado para tratar problemas cardíacos e do esôfago, pois reduz a acidez no estômago. Porém, o estudo não encontrou diferenças significativas nos sintomas entre os grupos que tomaram o medicamento, açafrão ou a combinação dos dois.

Este estudo é o primeiro que compara diretamente a substância da curcumina ao omeprazol no tratamento da dispepsia. Embora a curcumina tenha sido estudada em várias condições inflamatórias, este é o primeiro estudo que chega a investigar a eficácia na indigestão.

Veja também: Nova tecnologia para tratamento de câncer de pele é aprovada para o SUS

Açafrão

Enquanto os resultados são promissores, especialistas recomendam cautela e aconselham a consulta a um médico antes de iniciar qualquer tratamento com açafrão. Além disso, é importante considerar as interações possíveis entre o açafrão e outros medicamentos. Especialmente por causa de potenciais efeitos colaterais, inclusive para aqueles que tomam medicamentos anticoagulantes ou antiplaquetários.

Apesar disso, a curcumina e a cúrcuma são consideradas seguras quando consumidas nas quantidades normalmente encontradas nos alimentos.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · ·