Com lodo de tratamento de água, cinzas e casca de arroz, doutora desenvolveu um tijolo resistente e ecológico
A pesquisadora Elisandra Medeiros, bolsista da CAPES e doutora em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB) desenvolveu um tipo de tijolo sustentável a partir do lodo de tratamento de água, cinzas e casca de arroz. O material é resultado do trabalho da doutora, que sempre se interessou por temas relacionados à sustentabilidade. Por isso, destinou a pesquisa para o aproveitamento de resíduos e diminuição do uso de recursos naturais.
“Pensamos em utilizar os resíduos na composição da massa cerâmica, do tijolo, e com isso reduzimos a quantidade de argila utilizada na sua produção”, explica a pesquisadora.
Tijolo sustentável
Para a criação do tijolo sustentável, a pesquisadora substituiu cerca de 25% da argila por um tipo de resíduo – lodo, casca de arroz ou cinzas. Ela então adicionou água, fez a mistura e levou ao forno. Além de resultar em um tijolo resistente, o método contribui para a redução da degradação do meio ambiente. O projeto também possibilita uma nova destinação para os materiais.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.
Boas notícias todos os dias
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.