A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Poema de Machado de Assis é adaptado para crianças

O livro infantil “Como um simples vaga-lume” é uma adaptação ilustrada para crianças do poema “Círculo Vicioso”, de Machado de Assis.
Poema de Machado de Assis é adaptado para crianças

Uma jornalista e escritora de Curitiba lançou nesta semana um livro infantil adaptado a partir de um poema de Machado de Assis. O livro “Como um simples vaga-lume” é uma adaptação ilustrada para crianças do poema “Círculo Vicioso”, de Machado de Assis. A obra original foi publicada em 1880 no livro Ocidentais.

A escritora Giovana Lucas conta que sempre foi apaixonada por arte e aos 13 anos descobriu a ironia de “Círculo vicioso”. Desde então, esse é o seu poema favorito.

“Eu sempre achei ele muito gráfico, muito visual. Eu sabia que queria ilustrar ele (poema) de algum modo”, afirma Giovana. 

Até o começo do ano passado, a escritora não tinha muita certeza da forma como adaptaria o soneto de Machado de Assis. Ela conta que chegou a pensar em fazer uma animação, um clipoema, algo em movimento.

“Eu acho que, mais do que o movimento, é bem marcante como o Machado mexe com as figuras ali na questão da grandeza e da simplicidade. São figuras muito simples, muito “infantis”, mas para um conteúdo bastante irônico. Ele usa a forma de parábola mesmo, e achei que daria bem para aproveitar isso”, explica a jornalista.

Ilustração: Divulgação

A ilustração do livro infantil era uma das metas da Giovana para o ano passado. Dessa forma, ela uniu o útil ao agradável e juntou o poema que desejava ilustrar com a vontade de contar histórias para crianças naquele momento.

Segundo a escritora, este é o primeiro livro lançado pela editora, mas ela escreveu outra obra em 2021 por meio de um edital de incentivo da UTFPR, o BIPAC. O material está disponível online gratuitamente ou por livre contribuição e foi considerado o Melhor Livro no 3° Cria Literária, em Portugal. A obra também tem ilustrações, mas é de poemas e microcontos.

Como um simples vaga-lume

Um pequeno vaga-lume olha, inquieto, para a imensidão do céu. Seu brilho parece tão fraquinho perto de uma estrela… Mas é assim que se dá início a um círculo vicioso, porque a estrela (não conte para ninguém) também se sente opaca frente à lua, e a lua… Bom, é melhor ler para saber. 

“Como um simples vaga-lume” é uma adaptação ilustrada para o público infantil do poema “Círculo vicioso”, de Machado de Assis, que foi publicado originalmente no livro Ocidentais, em 1880. Por meio de cores cativantes e formas delicadas, este livro é, em uma releitura lúdica da ironia de Machado, um convite a uma reflexão sobre a vontade humana de encontrar a plenitude.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.