A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

A história do professor negro mais jovem de Cambridge

Autista, aos 37 anos Jason Arday é o professor negro mais jovem a dar aulas na Universidade de Cambridge
professor
professor
Professor neuro divergente aprendeu a falar aos 11 anos de idade (Foto: Divulgação)

Aos 37 anos, Jason Arday se tornou o mais jovem professor negro da Universidade de Cambridge. Diagnosticado com autismo e atraso global no desenvolvimento aos três anos, ele superou desafios e também já passou pelas universidades de Glasgow e Durham. 

A história de Arday é conturbada. Com a neurodivergência, ele só aprendeu a falar aos 11 anos e dominou a leitura e a escrita aos 18. Porém, o mentor e amigo, o professor Sandro Sandri desempenhou um papel crucial nesse processo. Ele apoiou Arday nas situações de dificuldades associadas à neurodivergência.

Graduado em Educação Física, Arday começou a carreira dando aulas em escolas. No entanto, a transição para o mundo acadêmico foi difícil, pois precisava de orientação prática e não tinha à disposição.

Veja também: Estudante de medicina com autismo cria projeto de inclusão transformado em Lei, em SP

Jason passou anos com a jornada dupla como professor de Educação Física durante o dia e estudante de Sociologia à noite. Assim, Arday completou dois mestrados e um doutorado em Estudos da Educação. Ele ressalta a dificuldade de passar muito tempo “mascarando” a neurodivergência para evitar julgamentos no meio acadêmico. Porém, recentemente ele começou a falar abertamente sobre ser autista.

Segundo o The Guardian, Jason Arday iniciou a jornada como professor na Universidade de Cambridge em março de 2023.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva