A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Programa apoia financeiramente atividades agrícolas sustentáveis

Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana promove atividades agrícolas e pequenas criações de animais em áreas urbanas, com foco na sustentabilidade
agricolas
Atividades agrícolas de transição para o setor urbano (Foto: Divulgação/Antonio Cruz/Agência Brasil)

Promover atividades agrícolas e pequenas criações de animais em áreas urbanas e de transição para o setor urbano, com foco na sustentabilidade, é o objetivo do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, lançado na última quarta-feira (13).

Além disso, o programa busca gerar renda, segurança alimentar e resiliência das áreas urbanas às mudanças climáticas. A iniciativa também incentiva a transição agroecológica, a preservação dos recursos hídricos e do solo, e a redução do uso de defensivos e insumos químicos de alta toxicidade.

Além disso, uma das metas é fomentar a rotação dos alimentos, desde a produção até a distribuição, consumo e reciclagem de resíduos orgânicos. Dessa forma, a ideia é reduzir o desperdício alimentar. 

O programa vai ser coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e do Trabalho e Emprego. As pastas vão abrir editais para selecionar projetos a serem financiados, adquirir materiais de consumo e fornecer capacitação para atividades agrícolas.

Veja também: Menino de 11 anos recicla um milhão de latas de alumínio

A adesão à iniciativa é voluntária, com prioridade a regiões periféricas e vulneráveis ​​socialmente.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva