Colocar sentimentos no papel, não nas telas. Esse é o convite do projeto Carta, Cartão, Afeto que incentiva a escrita de cartas, bilhetes e recados. A ideia veio depois de uma ação com escritores especiais: os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, que escreveram cartas para familiares e amigos. Os recados, cheios de significado, estão expostos em uma galeria virtual. São bilhetes a avós, falando de saudades. A amigos, convidando para brincar depois do internamento. Mensagens simples, que emocionam e conectam aqueles que precisaram ficar longe fisicamente, mas encontraram nas palavras a melhor forma de aproximação.
É o que conta produtora executiva do projeto, Luciana Morais. “Lembrar as pessoas outras formas de estar junto, que não pessoalmente. No contexto de pandemia, em que se pensava: agora que a gente está longe, como a gente pode fazer o encontro, promover o afeto mesmo à distância?”
Oficinas em vídeo
O projeto oferece uma série de oito vídeo-oficinas que estão sendo transmitidas em 400 televisores da instituição nas enfermarias, ambulatórios e quartos. Os vídeos apresentam desafios, curiosidades e conversas sobre cartas, bilhetes e cartões – algo não muito comum entre a geração de crianças e adolescentes.
Estas oficinas também estão disponíveis no Youtube do projeto para o público em geral. Agora, uma nova fase do programa oferece um kit com uma cartilha e itens de papelaria exclusivos para quem quiser escrever. São três blocos de papel de carta ilustrados, 18 cartões, 18 envelopes, duas cartelas de adesivos, uma cartilha e um lápis por R$ 25. Toda a renda obtida vai ser revertida ao Hospital. Os pacientes estão recebendo o material gratuitamente para continuarem as atividades de forma lúdica. Depois de escrever as cartas, é possível anexá-las ao site do projeto e participar da mostra online.
É possível, inclusive, destinar a mensagem aos pacientes e profissionais do hospital. Na instituição, cartas de pacientes e familiares que estejam endereçadas são colocadas em uma urna e depois levadas aos Correios, para que sejam, de fato, entregues ao destinatário. Mais informações podem ser obtidas pelo site: http://www.cartacartao.com.br/.
Com informações da BandNews FM Curitiba.