Uma iniciativa promove o acesso à leitura para os trabalhadores da construção civil. Os Canteiros da Leitura estão espalhados por cidades do Paraná e de São Paulo e reúnem kits de livros, revistas e gibis como meio de incentivar o hábito da leitura entre os funcionários e familiares. São ao todo 20 pequenas bibliotecas dentro dos canteiros de obras do Grupo A.Yoshii.
O trabalho é gerenciado pelo Instituto A.Yoshii, entidade sem fins lucrativos que busca fomentar ações relacionadas à educação, meio ambiente e cultura. Além do incentivo à leitura, o projeto foca também em sustentabilidade, com a maior parte do mobiliário feita a partir de resíduos da construção civil. “Materiais como lonas, madeiras, canos de pvc, entre outros, servem de matéria-prima para a construção de bancos, cadeiras, mesas, prateleiras e luminárias”, pontua o presidente do Instituto, Aparecido Siqueira.
Bibliotecas em canteiros de obras
Implementada em julho de 2021 em Londrina, no norte do Paraná, a iniciativa também está em pelo menos mais quatro municípios. As bibliotecas ficam instadas durante todo o período das obras. Ao todo, o Instituto estima que o projeto já tenha impactado mais de 2 mil trabalhadores da construção civil.
“Disponibilizamos mais de 200 exemplares, entre livros, revistas e histórias em quadrinhos, que podem ser lidos nos intervalos de trabalho ou em casa, incentivando a leitura em família. A ideia é disponibilizar um ambiente atrativo e aconchegante, onde os colaboradores tenham acesso a livros e revistas”, destaca Siqueira.