As visitas acontecem em três datas e começaram nesta semana, mas ainda é possível se inscrever para os próximos passeios.
A fim de valorizar a história e a cultura negra em Porto Alegre, o projeto “Percurso Territórios Negros: Afro-Brasileiros em Porto Alegre” promove passeios de ônibus pela cidade. Desse modo, o trajeto passa por pontos-chave para a população preta na capital do Rio Grande do Sul. Assim, alguns dos locais visitados são o Quilombo do Areal, o Largo da Forca e o Pelourinho.
O roteiro começou no dia 24 de novembro, mas ainda é possível se inscrever para as duas próximas edições, nos dias 3 e 11 de dezembro, através deste link. A saída acontece às 14h, no Largo Zumbi dos Palmares.
O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será destinado para a “UFRGS Contra a Fome”. Isso porque a organização realiza doações de alimentos para famílias pretas, indígenas e quilombolas no Rio Grande do Sul.
Veja mais boas notícias: Zumbi dos Palmares e Afrobras reúnem 600 pessoas na entrega do Troféu Raça Negra
Valorização histórica
O trajeto busca colocar em destaque as regiões da cidade que, ao longo da história, foram espaços de referência cultural da população afro-brasileira. De acordo com a organização da ação, também promove a visibilização das práticas culturais dos negros do período colonial até os dias atuais. Conheça mais sobre os pontos visitados aqui.
Colaboram para a ação o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB), Sindicato dos Técnico-administrativos da UFRGS (Assufrgs), Centro de Documentação e Memória da ASSUFRGS (CEDEM) e Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.