A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Projeto busca inserção de mulheres negras no mercado audiovisual

O projeto "Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual", visa incluir mulheres negras no mercado audiovisual
audiovisual
audiovisual
Inserção de mulheres no mercado audiovisual (Foto: Divulgação/Marco Bitencourt/Agência Brasil)

A inserção de mulheres negras no mercado de trabalho audiovisual é a meta da Instituição Sociocultural Cinema Nosso. Para isso, foi criado o programa “Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual”. Além disso, o projeto coloca as alunas em contato direto com profissionais da área em oficinas e seminários, que orientam e analisam os projetos estruturados por elas.

A instituição Cinema Nosso visa reduzir desigualdades sociais e proporcionar meios que possam incluir as mulheres em um segmento onde há falta de diversidade.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revela que o desemprego entre as mulheres negras equivale ao dobro do existente entre os homens brancos. Além disso, segundo a Agência Brasil, as mulheres negras recebem os piores salários. Pois, no mercado do audiovisual, apenas 20% e 25% das mulheres ocupam cargos de direção e roteiro, respectivamente.

“Esse número é um dado muito alarmante porque, na verdade, existem mulheres negras dentro dessas posições no fazer cinema, no Brasil, principalmente em curtas-metragens”, conta a coordenadora de projetos de formação audiovisual da instituição Cinema Nosso, Gabriela Gonçalves.

A coordenadora aponta pesquisas que, mostram a falta de acesso de mulheres negras a recursos públicos e a editais. “Isso é muito grave porque a população negra brasileira é uma taxa muito grande, bem como as mulheres negras são uma porcentagem grande no Brasil.”

Veja também: Projeto de lei prevê igualdade salarial entre homens e mulheres

Além disso, Gabriela conta que, o intuito do projeto não é apenas ajudar a construir currículos e sim trabalhar o lado pessoal e social das mulheres.

Essa é a quinta edição do programa Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual, que é inteiramente gratuito. Assim, ele oferece 150 vagas por ano de roteiro e direção nas áreas de roteiro para séries, cinema de ficção, cinema documentário e entre outros.

As inscrições são abertas entre março e abril de cada ano, e o curso tem de seis a oito meses de duração.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

*Leandro Bernardi sob orientação de Ana Flavia Silva