A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Programa Recicla Sapucaí vai coletar latinhas durante Carnaval

Intenção é fazer do carnaval carioca o maior evento lixo zero do mundo e ser reconhecido pelo Livro dos Recordes
Recicla Sapucaí: programa de reciclagem irá coletar latinhas durante carnaval

O programa Recicla Sapucaí quer fazer do Carnaval carioca o maior evento lixo zero do mundo e ser reconhecido pelo Livro dos Recordes (Guinness Book). O programa contará com 15 máquinas de corte e fragmentação de metais, plásticos e vidros dispostas pela passarela do samba no Rio de Janeiro, para que o público deposite os resíduos enquanto curtem o carnaval. Em toda Sapucaí haverá agentes distribuídos na plateia para informar e sensibilizar os consumidores.

Recicla Sapucaí

As latinhas de alumínio terão uma atenção especial e farão parte do Programa Cada Lata Conta, iniciativa mundial existente há 14 anos, em 19 países. O trabalho terá parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). Mais de 100 catadores de cooperativas do Rio de Janeiro farão a coleta, triagem e destinação correta dos resíduos.

Todo o material recolhido será revertido em renda para os próprios catadores. No ano passado, foram coletadas 8 toneladas de latinhas na Sapucaí e este ano a previsão é de que sejam coletadas entre 8 e 10 toneladas.

Veja mais boas notícias: Compostagem: conheça tudo sobre a técnica

Parceria

O programa Recicla Sapucaí será criado por meio de uma parceria entre a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e o Sistema Fecomércio do estado (Sesc RJ e Senac RJ).

O presidente da Liesa, Jorge Aymone Feres Perlingeiro, destaca que a visibilidade que a iniciativa pode gerar. “A parceria vai trazer uma amplitude maior ao trabalho, porque nós não fazemos só carnaval, nós temos projetos junto às nossas 12 comunidades. O Sesc e o Senac têm muito a contribuir com ações sociais e cursos profissionalizantes durante todo o ano”, disse Perlingeiro ao Agência Brasil.

Sesc e Senac

O acordo prevê, ainda, que alunos do Senac coloquem em prática seus conhecimentos na avenida, tais como customização de roupas, maquiagem cenográfica e cobertura fotográfica. A Cidade do Samba e a Sapucaí estarão abertas ao Sesc, ao longo de todo o ano, para passeios de projetos como Turismo Social, Educação Infantil e Sesc+ Esporte.

A capacitação de mão de obra para a indústria do carnaval e a trabalhos sociais voltados às comunidades envolvidas com o espetáculo serão uma extensão da parceria, iniciando com tratamentos odontológicos gratuitos nas Unidades Móveis OdontoSesc.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.

Com informações da Agência Brasil. 

Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.