Em Tóquio, no Japão, um restaurante tem chamado a atenção de todo o mundo por trazer até a mesa dos clientes pedidos errados. Embora a falha nos pedidos e entregas dos pratos seja bastante incômoda na maioria dos lugares, neste restaurante, em especial, o erro dos garçons e garçonetes são perdoados entre risadas e sorrisos.
Leia também: Iniciativa capacita educadores para trabalhar com crianças em vulnerabilidade social
O “Restaurante dos Pedidos Errados” contrata para seu staff pessoas que apresentam algum grau de deficiência cognitiva, com demência e Alzheimer. A proposta inusitada foi criada por Shino Oguni, em parceria com uma casa coletiva onde vivem pessoas com demência. Na hora do almoço, um cliente que pediu um hambúrguer, por exemplo, pode receber na mesa um prato de guioza. No entanto, como os pratos do menu são sempre saborosos, o erro cometido pelos garçons acaba não sendo uma desvantagem.
Para Shino Oguni, mais importante que saber se os pedidos estão sendo bem executados e entregues para os clientes, é a interação do público com as pessoas que têm demência. “A demência não é o que é uma pessoa, mas apenas parte do que ela é. Pessoas são pessoas. A mudança não virá delas, deve partir da sociedade”, explica Oguni, em entrevista para o site oficial do governo do Japão.
Com o tempo, a imagem negativa da demência foi substituída por uma imagem divertida e positiva. “Quando os clientes veem os sorrisos dos funcionários com demência a alegria motiva o trabalho deles, alguns sentem um espírito de coragem enquanto outros chegam às lágrimas”, conta o idealizador.
Apoie o jornalismo de solução!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook