A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Rua das Flores, a Rua XV de Curitiba, é eleita uma das mais bonitas do Brasil

Calçadão da XV foi eleito a quarta rua mais bonita do país pela Casa Vogue. A Rua das Flores reúne comércio, gastronomia e cultura.
Em seleção feita pela revista Casa Vogue, a Rua XV foi eleita a quarta rua mais bonita do país. Além de bela, a primeira via exclusiva para pedestres do Brasil reúne comércio, gastronomia e cultura.

Quem mora em Curitiba ou visitou a cidade com certeza já andou pela Rua das Flores, também conhecida como Rua XV de Novembro. O calçadão tem mais de 3,3 quilômetros de características curitibanas. Ele foi a primeira rua somente para pedestres inaugurada no país, em 1972. Além disso, agora o passante que visita a XV pode saber que aprecia uma das ruas mais bonitas do Brasil.

De acordo com a revista “Casa Vogue”, a Rua das Flores da capital paranaense é a quarta rua mais bela do país. As outras ruas escolhidas pela revista foram a Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre (RS), Rua do Bom Jesus, em Recife (PE), Rua das Pedras, em Búzios (RJ), Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (BA) e Rua do Giz, em São Luís (MA).

Beleza, história e lazer

O calçadão que liga a Praça Osório ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná conta muitas histórias. A Rua das Flores abriga restaurantes tradicionais da cidade, bancas de jornal e atrações culturais. A exemplo do famoso Bondinho da XV, responsável por incentivar a leitura, e o acesso à praça Tiradentes, onde está o ponto zero da cidade.

Leia mais boas notícias: Arie Halpern: Cidades Inteligentes: como isso muda a rotina?

Seja para fazer compras, comer algo ou apenas passear e apreciar o movimento, todo curitibano visitou a  XV algum dia. Foto: Sylvia Yano.

O planejamento da rua previa sua construção em seis meses, segundo a prefeitura da cidade. Contudo, a obra foi realizada em um único final de semana. Isso porque, nos anos 70, a indústria automobilística se consolidava no país e as construtoras se opuseram a uma rua somente para pedestres.

Coração do centro de Curitiba, a Rua XV costumava receber cerca de 100 mil visitantes por dia antes da pandemia de Covid-19, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da cidade.

Patrimônio tombado como Paisagem por lei estadual, seu ladrilho de petit-pavè encanta turistas e moradores. Isso acentua sua beleza que lhe rendeu o título da Casa Vogue. Parabéns, Rua XV!

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.