A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Rubies: pai desenvolve linha de roupas para sua filha e demais meninas trans

Jamie Alexander é pai de Ruby, de 12 anos, e começou a marca com biquínis, mas hoje também vende roupas íntimas e camisetas. “Queremos que todas as garotas trans ativas sejam tão confiantes e confortáveis em suas roupas quanto suas amigas”. Esse é o propósito da Rubies, marca de roupas específicas para meninas transgênero criada […]
Jamie Alexander é pai de Ruby, de 12 anos, e começou a marca com biquínis, mas hoje também vende roupas íntimas e camisetas.

“Queremos que todas as garotas trans ativas sejam tão confiantes e confortáveis em suas roupas quanto suas amigas”. Esse é o propósito da Rubies, marca de roupas específicas para meninas transgênero criada pelo canadense Jamie Alexander. Isso porque ele é pai de Ruby, que se descobriu transsexual aos oito anos de idade e nunca encontrava biquínis nos quais se sentisse confortável).

No começo, a linha era somente de roupas de banho, mas agora conta também com roupas íntimas e camisetas para crianças e jovens trans. Em entrevista ao Today Parents, Jamie afirma que percebeu a dificuldade que elas possuem de se sentirem bem em maiôs e biquínis a partir de sua filha.

A experiência de Ruby

De acordo com Jamie, ele e sua esposa perceberam que Ruby, que nascera um menino, não se identificava com seu gênero quando era pequena. Eles lhe deram espaço para se descobrir e apoiaram sua decisão, alguns anos depois.

Contudo, quando ela entrou na adolescência, as roupas de banho se tornaram uma questão, assim como é para muitas meninas trans. Ruby não encontrava um biquíni que pudesse ser “capaz de transformar um volume pontudo em uma duna delicada, sem necessidade de puxá-lo para trás”, de acordo com o site da Rubies.

“Tudo o que eu encontrava era muito ‘marcado’ que era para pessoas trans, não pareciam biquínis normais”, observa Jamie ao Today Parents. Assim, ele decidiu intervir em favor da filha.

Rubies: roupas para meninas trans que se ajustam ao corpo

Antes de desenvolver a marca, o pai de Ruby afirma que entrou em cerca de 50 a 60 grupos de Facebook de pais de crianças transgênero, a fim de entender se o desconforto com biquínis se repetia. E a resposta foi sim.

Hoje, a Rubies vende também roupas íntimas e camisetas que apoiam a causa trans. Na foto, a peça diz: “Toda garota merece brilhar”. Foto: Rubies/Divulgação

Com ajuda de um designer, Jamie chegou a um modelo de lycra com duas camadas de forro de malha, “que gentilmente comprime sem  causar desconforto”, segundo o site da Rubies. Em 2019, ele enviou alguns protótipos para 25 famílias da América do Norte e da Austrália enviarem seus feedbacks. “O segredo era que realmente precisava funcionar”, reconhece. 

Devido ao sucesso dos biquínis, a Rubies hoje vende também roupas íntimas e camisetas e entrega para todo o mundo, conforme o site da marca. Jamie explica que deseja fazer a vida das crianças trans – e também de sua filha – melhores. “Quero focar nas histórias positivas sobre elas e normalizá-las. São apenas crianças, é assim que as pessoas precisam vê-las”, conclui.

Veja mais boas notícias: Mãe cria universo da Barbie para filha com materiais recicláveis

https://www.instagram.com/p/CPn_lgwt1hk/

Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.