A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Sacolas plásticas, vidro, cinto de segurança: iniciativas reutilizam materiais para fazer acessórios

Brincos de sacolas plásticas, pingentes de vidro, bolsas de cinto de segurança e acessórios de mangueiras de incêndio: isso existe!

Brincos de sacolas plásticas, pingentes de restos de vidro, bolsas de cinto de segurança e acessórios de mangueiras de incêndio. Isso existe e é de muito bom gosto. São produtos sustentáveis, que retiram de circulação itens que iriam para o lixo e ressignificam materiais. Confira uma lista com eles e se surpreenda com a beleza de peças que nem parecem ter sido feitas de resíduos.

1 – Bolsas de cinto de segurança

A Associação Borda Viva, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, forma mulheres na área da costura e modelagem. Os itens desenvolvidos na unidade têm foco sustentável e usam aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos. É assim que são feitas bolsas, necessaires e mochilas, entre outros acessórios. As vendas são pela internet e uma loja na Avenida Champs-Élisée, em Paris, também oferece peças da marca. Uma reportagem do jornal Metro conta mais detalhes sobre a iniciativa. Todos os modelos disponíveis você pode conferir no catálogo da Borda Viva.

Foto: reprodução/ Associação Borda Viva

2 – Acessórios de sacolas plásticas

Elas se tornaram um grande problema contemporâneo, mas ganharam um novo propósito com a I do design. As sacolinhas plásticas se transformam em lindos acessórios (lindos, mesmo, é surpreendente). Feitos à base de resina com pedaços das sacolas, brincos e anéis são leves, coloridos e cheios de personalidade.

Foto: reprodução/ Instagram

3 – Acessórios de sobra de vidro

“Use bem, use o que o mundo já tem”. É esse o lema da Art.Alle, que usa vidro reciclável para produzir brincos, anéis e pingentes. Além disso, a marca também reaproveita garrafas para fazer saboneteiras e dispenser de detergente.

Foto: reprodução/ Instagram

4 – Bolsas de mangueiras de incêndio

Inspirada em uma iniciativa norte-americana, a Delacrux desenvolve itens utilizando mangueiras de incêndio recicladas. Assim, bolsas, carteiras, estojos e muitos outros produtos que facilitam o dia a dia ganham um design e estampas exclusivos. Além disso, por serem feitas de um material resistente, as peças são extremante duráveis.

Foto: reprodução

5 – Sapatos de jeans

A Gentees é uma marca de calçados e roupas com um propósito social. A cada par de sapato vendido, outro é doado para uma criança que precisa. Dessa forma, eles já alcançaram 16 países com as doações, além de 18 cidades brasileiras. E recentemente lançaram uma linha de calçados feitos de jeans doado . Ou seja: aquela calça que já não serve mais e está meio gasta em algumas áreas (e por isso não pode ser doada) se transforma em matéria-prima.

Foto: reprodução

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.