O exercício regular ajuda a manter um peso saudável, reduzindo o risco de obesidade e de doenças como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.
Ele também fortalece os músculos, preserva os ossos e articulações, melhora a resistência física e flexibilidade. Não se pode deixar de lado a associação da atividade física ao descarregamento do estresse, promovendo o bem-estar, já que, o aumento dos níveis de endorfinas durante o exercício pode ajudar a melhorar o humor, a autoestima e a minimização da ansiedade e no desaparecimento dos sinais depressivos.
Com a constância, são aprimoradas a qualidade do sono e cognição e função cerebral (memória, raciocínio e aprendizado), pois o estilo de vida ativo e saudável aumenta a expectativa de vida. O exercício regular está associado a uma menor incidência de doenças crônicas e a uma melhor qualidade de vida na velhice.
Porém, para muitos de nós, a ideia de se exercitar em casa pode parecer intimidadora ou até mesmo impossível, especialmente com as agendas lotadas e o tempo limitado. Fazer atividade física em casa, em poucos minutos, traz a comodidade por poder realizar a tarefa em poucos minutos, com vídeos na internet ou plataformas, além de economizar o dinheiro no final do mês, mas sem deixar de se cuidar.
Com isso em mente, apresentamos um guia prático de exercícios rápidos e eficazes que podem ser realizados no conforto da sua casa, sem a necessidade de equipamentos especiais.
Os 7 Melhores exercícios físicos para se fazer em casa
- Alongamento Matinal: comece o dia com uma série de alongamentos simples. Estique os braços acima da cabeça, alcance os dedos dos pés e alongue os músculos das pernas e costas, a mobilidade é alcançada aos poucos. Isso ajuda a despertar o corpo, melhora a circulação e prepara você para o dia que está por vir.
- Agachamentos: os agachamentos são um excelente exercício para fortalecer as pernas e os glúteos, já que, segundo estudos, os músculos das pernas estão associados ao cognitivo. Esse exercício é como sentar na cadeira, mantendo os joelhos alinhados ao tornozelos. Comece aos poucos, realizando 3 séries de 15 repetições.
- Flexões de parede: para fortalecer os músculos do peito, ombros e braços, experimente flexões de parede. Fique de frente para uma parede, estenda os braços à altura dos ombros e incline-se em direção à parede, dobrando os cotovelos até que o nariz quase toque a parede. Empurre-se de volta à posição inicial e repita por 3 séries de 10 repetições.
- Prancha: a prancha é um exercício de corpo inteiro que fortalece o abdômen, os braços, as pernas e os glúteos. Deite-se de barriga para baixo, levante o corpo apoiando a palma da mão na altura dos ombros, mantendo o corpo em linha reta. Segure essa posição por alguns segundos e repita mais 2 vezes.
- Pular corda imaginária: uma maneira divertida de aumentar a frequência cardíaca e queimar calorias é simular pular corda. Fique de pé, mova os braços como se estivesse segurando uma corda e salte no lugar, alternando os pés. Faça isso por 1 minuto, descanse por 30 segundos e repita por 3 vezes.
- Yoga ou Tai Chi: essa prática pode ajudar a relaxar a mente e o corpo, além de melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. Existem muitas aulas disponíveis online que você pode seguir, adaptadas para diferentes níveis de habilidade e preferências.
- Dança: não subestime os benefícios da dança! Coloque sua música favorita, movimente-se ao ritmo da batida. Dançar é uma ótima maneira de liberar o estresse, queimar calorias e se divertir enquanto se exercita e move todas as partes do seu corpo.
Optar por atividades físicas em casa oferece conveniência e flexibilidade, permitindo adaptação aos horários e preferências pessoais. A atividade física promove maior intimidade com o próprio corpo e autoconhecimento, facilitando a prática regular e ainda aliada a privacidade do lar, reduz a autoconsciência e o constrangimento, encorajando a experimentação e progressão nos exercícios.
Ao incorporar esses exercícios rápidos em sua rotina diária, você estará investindo em sua saúde física e mental. Lembre-se de que qualquer atividade física é melhor do que nenhuma, então não se pressione para alcançar a perfeição.
Encontre o que funciona para você, ajuste conforme necessário e celebre cada pequena conquista ao longo do caminho. O seu “eu” do futuro agradece!