A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Sebraetec oferece inovação para empreendedores e custeia até 70% de projetos

Por meio do Sebraetec, o Sebrae paga, em média, 70% do valor do serviço para implementar inovação em micro e pequenos negócios.
empreendedor, sebraetec, pequeno negócio, cozinha, investimento, mei

O Tudo Já Existe está de cara nova e as mudanças vão muito além do visual. O portal agora está mais dinâmico, com a navegação mais rápida e novas funcionalidades para o leitor. A parte técnica foi atualizada e, com isso, as boas notícias devem chegar a ainda mais pessoas, especialmente nos buscadores online (como o Google). Toda essa transformação é fruto de uma boa notícia, também: o portal foi contemplado com o Sebraetec, programa do Sebrae de apoio à inovação de pequenos negócios

Sebraetec

O Sebraetec é uma “consultoria de inovação”, que apoia o empreendedor com atendimento personalizado e execução de um projeto para o negócio. Desenvolver a identidade visual de uma loja? Melhorar processos para tornar o trabalho mais produtivo e eficiente? Eliminar desperdícios e reduzir custos? Tudo isso pode ser feito por meio do programa. O Sebrae paga, em média, 70% do valor do serviço (isso, mesmo!) e o empreendedor fica responsável pelo investimento dos 30% restantes. Em alguns estados, o custeio chega a 100%.

“O público-alvo é MEIs (Microempreendedores Individuais), MEs (Micro Empresas Individuais) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte). O programa é focado para pequenas empresas que se fossem contratar esses serviços no mercado gastariam muito. Por isso fazemos o aporte, que vem do fundo de inovação do Sebrae nacional”, explica a gestora estadual do Sebraetec no Paraná, Suelen Pedroso. No estado, o aporte é de 70%. O empreendedor pode pagar os outros 30% parcelados, sem juros. “O teto máximo de cada projeto é de R$ 30 mil, mas varia muito, de acordo com a necessidade de cada empreendedor”, complementa. 

Segundo a gestora, só no ano passado, foram mais de 13 milhões e 700 mil reais investidos no Sebraetec no Paraná. Mais de 1.400 propostas foram entregues para clientes. Ou seja: 1400 oportunidades de inovação saíram do papel graças ao programa.

Inovação tecnológica

No caso do Tudo Já Existe, o portal foi contemplado na categoria inovação tecnológica. Dessa forma, uma equipe especializada, selecionada pelo próprio Sebrae por meio de um processo de licitação, foi responsável pelas mudanças.

Todo o processo demorou menos de três meses. Atualmente, o desenvolvimento de sites não está disponível entre os serviços prestados, mas há dezenas de outras opções para os empresários. “São mais de 150 serviços disponíveis e todos os segmentos podem ser atendidos”, reforça Suelen. Além disso, cada empresa pode solicitar a participação no programa até três vezes no ano, se tiver projetos a aplicar.

Como participar do Sebraetec

Para participar, o empreendedor só precisa agendar um atendimento no Sebrae (que é de graça). O prestador de serviço é escolhido por meio de licitação e o contrato só é finalizado depois que o projeto for finalizado.