Menina, você precisa saber quem você é. Não, não é fácil, obviamente. Conhecer a si mesmo, eu acho, deve ser a coisa mais difícil dessa vida. Porque a gente tem mania de querer se enganar, vê se pode. Mas é tão necessário… Porque, veja, quando você sabe quem você é não há o que te tire o foco. Não há um ser capaz de te diminuir ou engrandecer (assim, no sentido do ego, sabe?).Um elogio não te leva para as nuvens. Uma crítica não te leva pro chão.
É um processo bem dolorido e difícil. A gente olha pra dentro e se depara com algumas realidades que não queria nem ver. Tem um pouco até de vergonha: “eu sou assim, mesmo?” É, é isso aí. E se isso não está exatamente encaixado nos padrões que estamos acostumados, tudo bem. Essa é a segunda fase.
A gente precisa entender que somos quem somos e ponto final. Veja, se você faz mal para alguém ou para você mesmo, aí é preciso repensar. Mas, de modo geral, a gente só quer mesmo viver, né? Eu já tive vergonha, olha só, de ser assim meio engraçadona. Nunca me achei bonita, então sempre usei o bom humor para atrair as pessoas. Eu sempre achei que eu era muito, muito forte e que não chorava por nada nessa vida (porque, olha que bobagem, julgava que chorar demonstraria fraqueza). Um dia parei para analisar e percebi que eu choro até pela formiga que eu pisei sem querer. Sou chorona, mesmo. E forte, também. Que bom que eu entendi isso.
Depois disso tudo, tem que exercitar. Igual os músculos na academia e o cérebro nos livros. Todo dia a gente precisa se lembrar de quem é. Quando alguém tenta nos diminuir, quando alguém tenta nos engrandecer. Saber quem se é é a melhor forma de se manter em si.
Conselho, dizem, se fosse bom vendia. Mas meu conselho não valeria muito nesse mercado.
Então eu ofereço assim, gratuitamente, porque eu tô aqui, entendendo aos poucos quem eu sou. Mas é um exercício diário: to-dos-os-dias: saiba e lembre-se de quem você é.
Seja você – mas saiba quem você é antes disso
Menina, você precisa saber quem você é. Não, não é fácil, obviamente. Conhecer a si mesmo, eu acho, deve ser a coisa mais difícil dessa vida. Porque a gente tem mania de querer se enganar, vê se pode. Mas é tão necessário… Porque, veja, quando você sabe quem você é não há o que te […]