Um shopping de Curitiba (PR) criou duas vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e acompanhantes. As vagas estão sinalizadas com o símbolo universal do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – um laço formado por um quebra-cabeça colorido. Mais do que ampliar a mobilidade, elas trazem a importante visibilidade para a causa do autismo, com a intenção de sensibilizar a sociedade.
Veja mais boas notícias: Moedas jogadas na Fontana Di Trevi, em Roma, são doadas a instituição de caridade
Transtorno de Espectro Autista
O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é uma deficiência de desenvolvimento causada por diferenças no cérebro. Ele podendo ser caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, dificuldade na comunicação e na interação social e padrões de comportamentos repetitivos.
As pessoas com TEA podem se comportar, se comunicar, interagir e aprender de maneiras diferentes da maioria das outras pessoas.
É muito comum que os pais só percebam que há algo de diferente quando as crianças chegam as fases de andar e falar. O diagnóstico também pode ocorrer ainda mais tarde, especialmente em casos de autismo de grau leve, quando as crianças entram em fase escolar e começam a apresentar dificuldade no desenvolvimento pedagógico.
O diagnóstico precoce define o tratamento correto, podendo ser a chave para garantir uma melhor qualidade de vida para estas pessoas. De acordo com o levantamento realizado pela OMS, uma em cada 160 crianças é autista no Brasil. Dessa forma, estima-se que, no país, o número possa chegar a 2 milhões de pessoas com autismo.
Inclusão Social
Ações como esta realizada no shopping de Curitiba são fundamentais para a inclusão social da pessoa com autismo. Esta adaptação para tornar o espaço ainda mais acessível a todos é uma forma de inserir as pessoas com autismo, abrindo oportunidade para que toda a família consiga aproveitar o passeio e se divertir.
O TEA não é uma deficiência identificável visualmente e assim algumas famílias podem acabar passando por situações de constrangimento ao utilizar estes locais.
Além disso, há também o respaldo da Lei 12.764 que prevê que os autistas têm o direito de utilizar as vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD), já existem em estacionamentos de shoppings.
Veja mais boas notícias: Museu Oscar Niemeyer cria sala de acomodação sensorial para pessoas com autismo
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações do Portal Reinaldo Bessa.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.
Veja também: