A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Sobrecarga da Terra: saiba como usar recursos naturais de maneira sustentável

O Dia da Sobrecarga da Terra tem chegado cada vez mais cedo. É possível fazer a diferença em pequenas atitudes do dia a dia, veja só!
sobrecarga da terra

Neste 29 de julho de 2022, a humanidade chegou ao Dia de Sobrecarga da Terra. Segundo as ONGs Global Footprint Network e WWF, isso significa que nós já usamos tudo o que a Terra pode produzir de forma sustentável no ano. Ou seja: nos próximos cinco meses de 2022, vamos viver em “déficit ambiental”, como se estivéssemos no “cheque especial” dos recursos naturais.

“De 1º de janeiro a 28 de julho, a humanidade usou tanto da natureza quanto o planeta pode renovar durante todo o ano. É por isso que 28 de julho é o Dia da Sobrecarga da Terra”, disse Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network.

Cálculo da Sobrecarga da Terra

O cálculo da sobrecarga é feito pela Global Footprint Network (GFN). Para isso, são usadas a biocapacidade do planeta (quantidade de recursos ecológicos que a Terra pode regenerar no ano) e a Pegada Ecológica da humanidade (quantidade de recursos naturais necessários para sustentar os padrões de consumo da população mundial). Assim, é feita uma divisão: biocapacidade por pegada ecológica. Segundo a GFN, atualmente, nós usamos os recursos de 1,7 planetas. Isso equivale a mais de 74% da capacidade de renovação da Terra

O Dia da Sobrecarga da Terra tem chegado cada vez mais cedo. No ano 2000, por exemplo, ele foi em 5 de outubro. De lá pra cá, os recursos se esgotam sempre com mais antecedência, o que mostra que o uso de recursos naturais está insustentável. No entanto, é possível mudar essa realidade. E para isso, pequenas atitudes do dia a dia já fazem grande diferença, veja só!

Veja boas notícias: Indústria de árvores plantadas terá quase o dobro de investimento até 2023

Consumir menos carne

“Grande parte dos alimentos e matérias-primas são usados ​​para alimentar animais, que são consumidos [por humanos] posteriormente”, afirma Pierre Cannet, do WWF França. Segundo ele, na União Europeia, 63% da terra arável está associada à pecuária. Infelizmente, a agricultura contribui com o desmatamento, as mudanças climáticas e o aumento da emissão dos gases de efeito estufa.

Evite o desperdício!

Laetitia Mailhes, da Global Footprint Network, afirma que é possível adiar o dia da Sobrecarga da Terra consideravelmente, só com essa atitude. “Limitar o desperdício de alimentos atrasaria a data em 13 dias. Cerca de um terço dos alimentos do mundo é desperdiçado.”

Escolha empresas com práticas sustentáveis

Você sabe de onde vem os produtos que consome? As marcas que entram em sua casa têm práticas de logística reversa e de uso racional de matéria-prima? Quanto mais nós formos exigentes, mais as marcas terão de se adaptar para serem mais sustentáveis. Dessa forma, opte sempre empresas que têm essa consciência ambiental.

Opte por transportes limpos

De acordo com a campanha #MoveTheDate é possível adiar o Dia da Sobrecarga da Terra em mais 13 dias ao usar transporte limpo. Para isso, seria preciso reduzir as emissões de carbono do transporte em 50% ao redor do mundo. Além disso, seria necessário trocar um terço das distâncias percorridas de carro pelo transporte público ou bicicletas e caminhadas.

Plante uma árvore

Reflorestar 350 milhões de hectares de floresta adiaria em 8 dias a data de esgotamento dos recursos ambientais. É claro que uma árvore só não seria suficiente para gerar esse impacto. Mas se 350 milhões de pessoas plantarem uma árvore a gente chega lá!

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!

Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.