A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Startup brasileira propõe óculos sustentáveis feitos sob medida

Cliente pode personalizar o modelo de acordo com o tamanho exato e formato do rosto. Os óculos sustentáveis são feitos de madeira
óculos sustentáveis

Imagina só poder desenhar seus próprios óculos, escolhendo detalhes que não são possíveis de se fazer em óticas ou fábricas de óculos tradicionais? É isso que propõe a Leaf Eco, uma startup brasileira de óculos de madeira feitos sob medida para cada cliente. Mais do que isso: de acordo com a marca, o intuito do serviço “Leaf Eco Sob Medida” vai além da exclusividade ou de permitir que os clientes desenhem as peças. Isso porque os modelos têm ligação direta com a sustentabilidade: são óculos sustentáveis.

Óculos sustentáveis

Os óculos oferecidos em comércios em geral possuem apenas duas configurações de tamanho: pequeno e médio. Isso faz com que muitas pessoas sintam-se excluídas pelo mercado óptico, que privilegia determinados tipos de rosto. Em muitos casos, isso faz com que pessoas que demandam peças maiores não consigam encontrá-las facilmente. Por isso, essas pessoas acabam tendo de se contentar com as opções que encontram em lojas de departamento e acessórios. 

Por outro lado, a personalização do produto garante a satisfação de todas as necessidades do cliente, por meio de serviços e opções direcionadas para o que ele realmente precisa. Dessa forma, o cliente participa da confecção e desenvolvimento de seu produto, garantindo maior satisfação no resultado final.

Assim, é possível adquirir um produto que se adapta às necessidades do cliente, e não o contrário. O cliente participa de todo o processo: desde a escolha do formato e o tipo de lente, até a madeira utilizada. 

Responsabilidade social e ambiental

Além disso, a Leaf Eco traz consigo uma responsabilidade social e ambiental, sendo considerada uma empresa verde, que trabalha com madeira reciclada e de reflorestamento e embalagens de papelão para evitar desperdícios. 

Esse fator se alinha diretamente aos objetivos da empresa, que de acordo com Vilso Ceroni, diretor da empresa, deve estar sempre atenta e em busca da melhor forma de atender as necessidades e buscas das pessoas.

Veja mais boas notícias: Gatinha resgatada vira modelo de ótica infantil e incentiva crianças a usarem óculos

Como funciona o processo de desenvolvimento do produto?

O novo serviço oferecido pela Leaf Eco é simples e de fácil acesso, tornando todo o processo de escolha divertido e intuitivo para o cliente. Existem alguns passos antes do resultado final. Confira!

1° passo: coleta de informações e processo de design

O intuito do Leaf Eco Sob Medida é fornecer ao cliente um produto feito especialmente para as medidas de seu rosto, o que garante maior conforto e pode até aumentar o tempo de uso do produto em geral.

Por isso, existe um processo de coleta de informações sobre o cliente, para que o produto esteja de acordo com todas as expectativas e idealizações. 

Esse processo de coleta de informações conta com perguntas simples e rápidas, que servirão como um guia para os designers personalizarem o modelo escolhido especialmente para o cliente.

Serão solicitadas fotos do rosto, medidas e até mesmo observações importantes para o desenvolvimento do produto de acordo com o indicado.

Essas informações serão essenciais para criar um óculos confortável e incrível, feito especialmente para as necessidades do cliente.

2° passo: aprovação do design

A Leaf Eco conta com um time de designers profissionais e especialistas, capacitados para incluir não só todas as necessidades do cliente no design, mas também a sua personalidade e criatividade.

Por isso, para aproveitar esse lançamento o cliente pode escolher entre uma série de modelos e opções, com cores, tamanhos, lentes e madeiras diversificados, de acordo com o gosto pessoal de cada um.

Dessa forma, é possível criar um modelo único que varia de acordo com a personalidade e características do consumidor.

Após a coleta de informações, os designers criarão uma gama de projetos preliminares, a serem analisados e aprovados.

3° passo: ajustes finais

Após a aprovação do design criado pelos profissionais, o cliente ainda pode conferir todos os ajustes finais e solicitar alterações.

Essa etapa é a que antecede o começo da produção em si do óculos e conta com a avaliação de todas as alterações solicitadas e acertar detalhes do projeto.

4° e último passo: produção do óculos 

O quarto e último passo é o mais esperado pelos clientes e pela empresa: a produção do óculos. Após a aprovação de todos os ajustes finais do design, é hora de começar a produção do Leaf Eco Sob Medida.

A empresa recomenda os melhores materiais para todo o processo, como madeiras, materiais de acabamento, tipos de lentes, tudo de acordo com as preferências determinadas pelo cliente.

No último passo, o produto é aperfeiçoado pelos artesãos, responsáveis por moldar e dar acabamento a cada parte do produto. Os artesãos têm o objetivo de garantir que o óculos seja perfeito para a aparência de seu rosto, com aquele toque artesanal e handmade, com materiais escolhidos para causar mínimo impacto no meio ambiente e maximizar a durabilidade.

A produção aperfeiçoa as linhas, o tamanho e todas as espessuras para que o óculos sirva como uma moldura perfeita para o cliente.

Além disso, o Leaf Eco Sob Medida oferece também o principal benefício de produtos produzidos e finalizados por artesãos: a exclusividade.