Na noite de 30 de agosto de 2023, a maior e mais brilhante lua cheia do ano – a “superlua azul” – fará a sua aparição. Nesta data, a lua estará no perigeu, ponto da órbita mais próximo da Terra, a 357.181 quilômetros. Em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 quilômetros.
Por que Lua Azul?
Apesar do nome, ela mantém sua cor alaranjada. Quando a lua cheia aparece duas vezes dentro do mesmo mês, a segunda aparição é chamada de Lua Azul. Isso ocorre conforme o ciclo lunar, que se completa aproximadamente a cada 29,5 dias.
Dessa forma, como agosto começou com uma superlua, a lua de esturjão (no dia 1º), a segunda aparição é uma Lua Azul. Além disso, como se trata de uma superlua, por causa da proximidade com a Terra, o fenômeno recebe o nome de Superlua Azul.
Essas ocorrências, conhecidas como “Luas azuis do calendário”, acontecem a cada dois ou três anos. A próxima ocorrerá em 31 de maio de 2026.
Segundo o Observatório Nacional, o horário exato do instante da Lua Cheia muda de acordo com o fuso horário. No horário de Brasília, a Lua cheia de 30 de agosto será às 22h35. Uma boa hora para observar a superlua é quando ela estiver mais próxima do horizonte, logo após o pôr do sol ou no dia seguinte antes do nascer do Sol. Nessa posição, a lua parecerá ainda maior e poderá apresentar variações de tonalidade, devido às partículas suspensas na atmosfera.
Veja também: Ferramenta feita de repolho indica pH da água
Superlua Azul
Embora sejam comuns, os termos “lua azul” e “superlua” não são definições científicas. O termo “superlua”, por exemplo, foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979. Ele publicou a expressão na antiga revista periódica americana Dell Horoscope.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.
Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix
Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook