A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Terra dos Ferozes, Pequena Veneza e Vermelho como Brasa? Descubra quais são esses países e porque eles têm esses nomes

Para decifrar as origens dos nomes dos países ao redor do globo, mapa aponta tradução literal de seus nomes nas línguas originais.
Para decifrar as origens dos nomes dos países ao redor do globo, mapa aponta tradução literal de seus nomes nas línguas originais. 

Venezuela, Brasil, França e Nova Zelândia fazem parte do vocabulário global. Mas você sabe o que esses nomes querem dizer? Com o objetivo de desvendar a origem desses termos, a NeoMam Studios elaborou em 2018 um mapa com a tradução literal das nomenclaturas das nações. Isso com parceria da empresa Credit Care Compare, que solicitou o material.

Em tradução para o português entregue à BBC Brasil, o esquema permite aos brasileiros descobrir um pouco mais sobre a história dos países. Isso porque seus nomes carregam características importantes do território, da cultura e de formações naturais da nação. 

Assim, ao traduzir os termos em suas respectivas línguas originais, o mapa permite desvendar segredos de África, América, Ásia, Europa e Oceania. A seguir, confira as principais revelações feitas pela Credit Care por continente.

África

A África é o berço da humanidade, pois foi o lugar em que os primeiros humanos viveram. Atualmente, conta com 47 países. Foto: Credit Care Compare/Reprodução.

Continente em que surgiu a humanidade, os países de África possuem nomes que revelam narrativas de culturas nativas e de colonização. Assim, o nome do Malauí significa “Terra das Chamas”, pois reflete o costume local de queimar o pasto morto para preparar a terra para o cultivo. 

Além disso, Camarões se refere à descoberta do português Fernando Pó em 1472. Como o viajante encontrou muitos camarões em sua viagem pelo Rio Wouri, chamou-lhe de “Rio dos Camarões”, que depois deu nome ao país.

Veja mais boas notícias: Projeto Biomas Tropicais busca um novo pacto global do alimento e sustentabilidade

América

Ao todo, 36 países e 18 dependências formam a América. O maior número de nações está na América Central, com 20 países e 16 dependências. Foto: Credit Care Compare/Reprodução.

O nome do continente faz menção a Américo Vespúcio, navegador italiano, já que ele foi o primeiro a perceber que as terras eram separadas da Ásia e da Europa. 

Contudo, os nomes dos países da América do Sul revelam mais sobre suas características naturais do que culturais. Como é lá que está a maior bacia hidrográfica do mundo, a do rio Amazonas, a maioria das nações possui nomenclaturas relacionadas à água. Assim, Argentina significa “Terra ao Lado do Rio Prateado”, Guiana, “Terra de Muitas Águas” e, Venezuela, “Pequena Veneza”. 

Brasil, por sua vez, também tem relação com aspectos naturais, mas não hidrográficos. Isso porque o nome deriva do pau-brasil, árvore encontrada aqui pelos portugueses, que a usavam para tingir tecidos de vermelho. Dessa forma, Brasil significa “Vermelho como uma brasa”. 

Ao norte, México deriva do nome náuatle da capital asteca, que equivale a “no umbigo da lua”. Ademais, na América Central e no Caribe, os navegadores nomearam as terras de acordo com as belezas que encontraram, como “A terra junto da água” e “O lugar das romãs”, hoje Nicarágua e Granada.

Ásia

O maior continente do planeta, a Ásia ocupa um terço da superfície terrestre e possui 49 países. Foto: Credit Care Compare/Reprodução.

A Ásia é o continente mais populoso do planeta e possui grande diversidade cultural, que se reflete em nomes de seus países. Coreia, por exemplo, se refere à dinastia Goryeo ou Koryŏ, que reinou de 935 a 1392 no país. A sua tradução também equivale a “alto e bonito”.

Além disso, o continente abriga a “terra dos que descendem de alta linhagem”, o Irã. Isso porque o termo deriva de”aryānam”, que no antigo persa persa significa nobre, no sentido de alta linhagem.

Europa

Há sinais de que os primeiros povos europeus parecidos com os humanos atuais viveram na Europa em 35 mil antes de Cristo. Foto: Credit Care Compare/Reprodução.

Com uma história longa e repleta de povos e dinastias, a Europa lembra dos tempos passados a partir dos nomes das nações. A França, conhecida atualmente pelos seus belos parques, museus e pontos turísticos, tem como nome “A Terra dos Ferozes”, relembrando os francos, fundadores do país. O termo vem de frank, que em alemão significa “ferozes”.

Já o nome Espanha não se sabe ao certo como surgiu. Pode ter sido uma variação da palavra “Ispanihad”, da extinta língua púnica, que significa “terra de coelhos”. Porém, durante os tempos da Roma Antiga, a península ibérica era chamada de “Hispania”, derivada de “Hesperia”, ou seja, “terra do oeste” ou “terra do sol poente”.

Ainda sobre os tempos de colonização, Noruega equivale a “estrada para o norte” e faz referência a uma antiga estrada viking.

Oceania

Também chamada de “novíssimo continente”, a Oceania foi o último continente colonizado pelos europeus. Foto: Credit Care Compare/Reprodução.

Por fim, a Oceania é o menor continente e até antes de ser descoberto já tinha nome. Isso porque os gregos nomearam Terra Australis Incognita (Terra Desconhecida do Sul) as paisagens desconhecidas que sonhavam conhecer no hemisfério sul do planeta. 

A Nova Zelândia inicialmente foi nomeada “Terra do Estado”, pois o navegador que a encontrou achou que a terra fizesse parte das ilhas ao sul da Argentina. Mas depois, quando o erro foi corrigido, os pesquisadores reconheceram que o país parecia a Zelândia, província holandesa que significa “terra do mar”. 

Reportagem de Isabel Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.