A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Transplantes de coração aumentam 8% em São Paulo

Um aumento de 8% no número de transplantes de coração realizados entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022
coracao
(Foto: Ilustração/Pexels)

O número de transplantes de coração subiu 8% entre janeiro e agosto deste ano em São Paulo, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES).

Além disso, o número de doadores também apresentou crescimento, atingindo níveis equiparáveis ​​aos anos anteriores à pandemia de Covid-19. Segundo a pasta, no decorrer dos últimos oito meses foram realizados 97 procedimentos no estado. No ano passado, foram 90.

O tempo de espera por um transplante é variável e depende da disponibilidade do órgão que será transplantado. No entanto, em média, um coração é disponibilizado para potenciais receptores do grupo sanguíneo B em um período de 1 a 3 meses. A distribuição dos órgãos dos doadores obedece a critérios técnicos definidos por lei, como tipagem sanguínea, compatibilidade de peso, altura e genética, e o risco de morte de quem aguarda o procedimento.

Francisco Monteiro, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo, destacou a relevância dos critérios de priorização. “Por exemplo, no caso do coração, uma pessoa que tem dificuldade de locomoção, que precisa tomar medicamento na veia 24 horas por dia necessitando estar internada, essa pessoa é mais grave do que aquela que está esperando em casa”, explicou.

Como se tornar um doador de órgãos?

Para se tornar um doador não é necessário documentar oficialmente, basta comunicar aos familiares a vontade para que eles autorizem a captação de órgãos e tecidos.

Que bom que você está aqui!

O Tudo Já Existe é um portal exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias e apoie o jornalismo de soluções.

Você pode ser um assinante por meio do PicPay Tudo Já Existe.
Ou ainda fazer uma contribuição pontual via pix.

Acompanhe nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube e no Facebook.

*Leandro Bernardi, sob orientação de Ana Flavia Silva

Mais sobre → · · · ·