O Tudo Já Existe está entre os 80 projetos selecionados pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e a Meta para a segunda etapa do programa Acelerando Negócios Digitais. A iniciativa busca aprimorar os modelos de negócios e sustentabilidade financeira dos veículos midiáticos no País. Agora, a equipe do portal vai participar de uma mentoria com especialistas durante cinco meses, para desenvolver o projeto que foi aplicado ao programa. Além disso, o programa prevê um investimento de US$ 15 mil.
ACELERANDO NEGÓCIOS DIGITAIS
Os bolsistas selecionados participaram inicialmente de uma fase de capacitação. Foram 1.534 pessoas inscritas. Havia representantes de 473 organizações de mídia, além de jornalistas freelances. Atualmente, o Acelerando Negócios Digitais é um dos maiores programas do ICFJ. A iniciativa tem apoio da Meta e parceria com diversas associações de mídia (Abert, Aner, ANJ, Ajor, Abraji e ABMD). O objetivo é atender às necessidades e desafios específicos de seus diferentes modelos de negócios.
Durante os treinamentos, produtores de mídia de 254 cidades brasileiras diferentes aprenderam com convidados nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao jornalismo contemporâneo. Entre as abordagens, eles discutiram presente e futuro da mídia digital, novas plataformas e formatos de mídia, desenvolvimento de produtos, modelos de receita, segurança digital e transformação cultural, entre outras.
Os veículos jornalísticos beneficiados são de 20 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Além da diversidade regional, o programa também tem suporte a veículos de mídia de diferentes tipos e tamanhos. De pequenas rádios, até grandes empresas de TV, passando por jornais impressos e organizações de jornalismo digital, são muitos os perfis das empresas contempladas. Você pode conferir a lista completa aqui.
Veja também: Sebraetec oferece inovação para empreendedores e custeia até 70% de projetos
COMEMORAÇÃO DUPLA
A diretora-executiva do Tudo Já Existe, Ana Flavia Silva também foi selecionada dentro do programa individual do Acelerando Negócios Digitais. Com o projeto de um jornal de boas notícias em vídeo (nos moldes que o próprio TJE já teve), ela vai passar por outra rodada de mentorias para desenvolver um novo produto.
“Esse reconhecimento mostra a força do jornalismo de soluções e de pautas positivas. Contar com especialistas para desenvolver os projetos é uma forma de ampliar ainda mais o nosso alcance, visibilidade e qualidade dos materiais”, pontua. Sobre o projeto do TJE, um spoiler: “Nossos leitores vão estar mais próximos da gente e das transformações que queremos gerar. Nosso projeto é um convite para que todos nós sejamos as mudanças que queremos ver no mundo”, adianta.
OPORTUNIDADES PARA JORNALISTAS
O ICFJ oferece diversos programas de apoio e desenvolvimento a jornalistas e veículos de comunicação. Além do apoio financeiro, existem inúmeras formações, cursos e workshops que podem contribuir com iniciativas jornalísticas. Todos eles estão descritos no site do Centro Internacional: https://www.icfj.org/.