“Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”. O versículo 28 do livro de Romanos, no capítulo 8, é praticamente uma promessa sobre como todas as coisas em nossa vida podem ser direcionadas para o bem. Até mesmo aquelas que não nos parecem positivas. Até mesmo aquelas que nos causam dor. Até mesmo aquelas que foram consequências das nossas ações erradas.
Deus transforma. Quando saímos da vontade DEle, que é boa, perfeita e agradável, nos resta pedir que ele tenha misericórdia dos caminhos tortos que seguimos. E diante do amor que oferecemos, ele restaura. Ele corrige. Ele traça novos rumos para que voltemos ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído: o centro da vontade DEle.
Deus age nos detalhes
Um exemplo bem simples ocorreu na última semana, quando uma queda de energia queimou o computador de um colega no escritório. Imagine a frustração de perder materiais que estavam salvos na máquina, ficar sem poder trabalhar por causa de um problema técnico – que gerou muitos outros problemas – entre eles o atraso das demandas.
Mas como Deus transforma todas as coisas – até mesmo as mais singelas – o caos gerado pela queda de energia garantiu um computador novo ao colega. O antigo, que estragou, já vinha apresentando falhas, mas estava em uma fila de prioridades que foi pulada quando a falta de luz fez a máquina pifar de vez. Ele poderia ter apenas reclamado da falta de sorte por ter perdido tempo e trabalho no computador velho. Mas ele foi grato pela oportunidade de trabalhar em uma máquina novinha em folha, muito mais rápida e eficiente.
O exemplo pode parecer distante dos reais problemas que assolam a nossa vida. Mas assim como trocar um computador velho, Deus tem poder de reorganizar as coisas para que elas resultem em benefícios.
Transformações possíveis
Ele tem o poder de transformar a perda de um emprego na contratação em um novo local com mais benefícios e alegria de trabalhar. Ele tem o poder de transformar o fim de uma amizade em novas relações – mais harmoniosas e honestas. De redirecionar carreiras que parecem estar no fim. Restaurar casamentos ao transformar desafios em crescimento. Aumentar a fé e a solidariedade diante de tragédias causadas pelas próprias ações humanas.
Quando erramos, temos de assumir as consequências dos nossos atos. Não tem jeito: toda ação gera uma reação e ela pode ser bastante negativa quando agimos de maneira impensada ou maldosa. Ainda assim, a misericórdia de Deus transcende nosso entendimento, se renova a cada manhã e é capaz de fazer, destas consequências, novos caminhos para a felicidade. Deus pode usar nossos erros e os erros dos outros para nos ensinar sobre acolhimento, empatia, compaixão. Para nos ensinarmos a ser como o próprio Cristo que, diante da maior injustiça na cruz, pediu perdão por aqueles que o julgavam.
É difícil acreditar que todo o seu sofrimento possa se transformar em algo bom no final. Mas creia: sofrimento se transforma em testemunho. Deixe que Deus tome o controle da situação e guie sua vida para que, a partir de agora, a partir deste momento tão difícil, as coisas comecem a cooperar para o seu bem.
Deus tem o poder de fazer de um fim, um novo recomeço. Porque tudo, absolutamente tudo, coopera para o bem daqueles que o amam e caminham segundo a Sua Vontade.