Preta, apaixonada por animais e futebol, Milena é uma das integrantes mais recentes da Turma da Mônica. Agora, as crianças poderão brincar com a personagem em casa.
A Turma da Mônica encanta gerações de jovens leitores no Brasil desde 1959. E a diversidade sempre foi uma preocupação da produção dos quadrinhos. Dessa forma, a família de Milena, afrobrasileira com cabelos crespos, apareceu no Bairro do Limoeiro em 2017. Agora, as crianças podem brincar com a personagem em casa, pois ela se transformou em uma boneca.
A executiva Mônica Souza conta ao portal Mundo Negro que a boneca já era uma ideia desde o lançamento da personagem. “Milena já chegou conquistando a todos na Turma da Mônica. Ter uma boneca da personagem era um sonho desde o seu lançamento, em 2017”, reconhece.
O brinquedo é uma parceria da marca com a Sid-Nyl e faz parte da coleção Turma da Mônica Clássicos.
Leia mais boas notícias: Aplicativo une trancistas a mulheres negras e é ferramenta de representatividade
Representatividade para as crianças
O levantamento Cadê Nossa Boneca da Avante – Educação e Mobilização Social mostra que apenas 6% das bonecas brasileiras são pretas. Mônica destaca que a representatividade é fundamental para a Maurício de Souza Produções. O trabalho da empresa, nesse sentido, está apenas começando, segundo a executiva.
A apresentação de Milena foi ao vivo, na Corrida Donas da Rua. Mônica Souza liderou o lançamento da personagem com apoio da ONU Mulheres. A data foi escolhida com um propósito, já que a corrida busca empoderar meninas e promover a igualdade de direitos e oportunidades entre gêneros.
“A boneca está linda e com o jeitinho da Milena. Espero que seja tão bem recebida quanto a personagem foi pela Turma da Mônica no Bairro do Limoeiro”, afirma Mônica ao Mundo Negro.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.