A Unicentro, Universidade Estadual do Centro-Oeste, licenciou a comercialização da cerveja com efeitos medicinais para pessoas com diabetes. A bebida foi desenvolvida no Laboratório de Biotecnologia e Ciências Biomédicas (Biomed), do campus do Centro de Desenvolvimento Educacional e Tecnológico de Guarapuava (Cedeteg).
O produto inovador é resultado de cinco anos de estudos e foi capaz de demonstrar os benefícios para a saúde humana. A cerveja traz em sua composição bioativos do alecrim-do-campo, tipo de planta nativa da América do Sul, presente em países como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Veja mais boas notícias: Com asa cortada, ave recebe transplante de penas e volta a voar
Cerveja que faz bem
Segundo a pesquisa os bioativos presentes na cerveja puderam ajudam no controle do nível de açúcar e do nível de gordura no sangue. Além disso, eles também contribuem para a diminuição de danos renais e hepáticos.
A produção e comercialização em larga escala será realizada pela Cervejaria Heimdall, fabricante de bebidas artesanais com atuação no mercado cervejeiro da região Centro-Sul do Paraná. A licença é constituída pela transferência de tecnologia para a empresa e envolve outras instituições. Entre elas estão o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU).
A equipe que trabalhou na pesquisa é composta por estudantes de graduação e pós-graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado da Unicentro. Também integram o grupo pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde do Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá), de Guarapuava.
Que bom que você está aqui!
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Nós acreditamos que tudo o que precisamos para tornar o mundo melhor já existe, a gente só precisa conectar. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (inscreva-se!) e no Facebook.
Com informações da Agência Estadual de Notícias.
Reportagem de Gabriela Rocha, sob orientação de Ana Flavia Silva.