O campeonato GlassCar, de autoria de Ricardo Azevedo, conquista cada vez mais espectadores e inspira canais ao redor do mundo.
Como um campeonato de Fórmula 1, a GlassCar tem emoção, adrenalina e torcida. Porém, nenhuma intervenção humana acontece durante as corridas: é tudo entre bolinhas de gude. Quem toca o desafio é o paulista Ricardo de Azevedo, de 44 anos, em seu canal do YouTube.
Hoje com cerca de 340 mil inscritos, o Funeca Maníacos é o canal oficial de transmissão das corridas nas quais competem as bolinhas. Porém, quem poderia pensar que a competição é amadora está enganado — só em materiais para a pista e as arquibancadas, Ricardo investiu aproximadamente R$50 mil.
Emoção do campeonato
As bolinhas competem em equipes, cada uma com nome, símbolo e cores próprias. Tudo é feito com o máximo capricho pelo youtuber, que começou no ramo em 2017. Na época, somente existiam corridas de gude em inglês, as quais inspiraram Ricardo a começar. Ele tinha um canal de pesca, que mantém até hoje, mas queria encontrar um outro ramo.
“Comecei a pesquisar o que tinha relevância no YouTube porque a pesca é um nicho meio limitado. Daí a gente caiu nos canais gringos de bolinha. Eu falei: ‘Meu, vou fazer isso daí!'”, lembra em entrevista ao Tab Uol.
Contudo, ele não realiza todo o trabalho sozinho. Ricardo conta com ajuda de sua esposa, Suzana de Azevedo, que começou como comentarista informal no canal e hoje se emociona junto com o marido com as corridas. “Tu pega um amor por aquelas bolinhas. E acho que tu tem que sentir isso para que as pessoas que estão do outro lado também sintam a emoção”, expõe ao Tab Uol.
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Reconhecimento internacional
Atualmente, ele é quem está inspirando outros países graças ao seu espírito criativo. Isso porque suas corridas possuem a mínima intervenção humana (contando com um sistema propulsor elétrico para realizar a largada das bolinhas) e simulações como chuva e mal tempo.
O brasileiro, inclusive, apareceu no The New York Times por causa de suas inovações. Além disso, o canal possui patrocínio da Hape, maior empresa norte-americana de brinquedos de madeira.
Reportagem de Isabela Stanga, sob supervisão de Ana Flavia Silva.