A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

Quatro aplicativos para te ajudar a controlar a ansiedade

Confira algumas opções de apps com versões gratuitas que oferecem alívio para a ansiedade e o estresse do dia a dia.
ansiedade
Confira algumas opções de apps com versões gratuitas que oferecem alívio para a ansiedade e o estresse do dia a dia.

Para quem tem ansiedade, as tarefas mais cotidianas podem ser difíceis. Sempre existem momentos em que tudo o que queremos fazer é ficar enrolado no sofá, apenas existindo. Para essas horas, separamos aqui uma lista de aplicativos que podem te ajudar a controlar os seus sentimentos e (esperamos!) fazer você se sentir melhor.

Todos eles oferecem versões gratuitas e estão disponíveis para os sistemas operacionais iOs e Android. Trouxemos aqui opções de diário, meditação e sono, e até mesmo pequenos desafios cotidianos para você implementar em seu dia a dia.

Fabulous – Rotinas e Motivação

O Fabulous é um aplicativo para te ajudar organizar sua rotina, além de criar mini metas para você conquistar as suas metas. São como pequenos desafios todos os dias, baseados em informações sobre sua personalidade, seu trabalho e seus planos.

O melhor de tudo é que você pode cumprir estas atividades no seu tempo, ao mesmo tempo em que o app te incentiva a conquistar um pouco mais a cada dia.

De acordo com a descrição do app, seu objetivo é “agir como seus treinadores da vida, construindo sua motivação para que você possa focar em desenvolver hábitos que reduzam problemas de saúde mental, como ansiedade e melhorar sua produtividade diária”.

Clique aqui para mais detalhes.

Rootd – Alívio da ansiedade

A proposta do aplicativo é ajudar os usuários a lidar com ataques de pânico e ansiedade em curto e longo prazo. Ou seja, mais do que alívio instantâneo, o Rootd apresenta uma rotina de atividades para superar aos poucos as crises.

O usuário possui duas opções: acionar o app quando está pronto para enfrentar o ataque de pânico ou então quando deseja apenas encontrar alívio imediato. Dessa forma, o Rootd se divide em Lições de Compreensão (a busca pelo motivo da ansiedade), Contato de Emergência (ligação para amigos) e Página de Estatísticas Pessoais, em que você pode acompanhar seu progresso ao longo do uso do aplicativo.

“Nos propusemos a criar o Rootd depois de sofrer crises de pânico e ansiedade debilitantes por vários anos. Nossa missão se tornou ajudar outras pessoas a superarem suas crises de medo, e acabar com os estigmas que sofrem os afetados”, descrevem os desenvolvedores.

Saiba mais clicando aqui!

Cíngulo – Terapia guiada

O autoconhecimento é fundamental para enfrentar a ansiedade e, por isso, o app oferece uma terapia guiada para que o usuário conheça melhor a si mesmo.

Desenvolvido por psiquiatras, o Cíngulo apresenta autoavaliações, sessões diárias de autoconhecimento e um diário emocional, que podem ser usados por conta própria ou como técnicas complementares ao tratamento com um psicólogo.

De acordo com os desenvolvedores do app, “a abordagem inovadora de terapia guiada do Cíngulo é resultado de mais de 15 anos de pesquisa científica e conhecimento clínico sobre a mente humana, aproveitando abordagens da psicologia moderna e do desenvolvimento pessoal”.

Clique aqui e saiba mais sobre o app.

Meditação – Lojong

Arte da capa

Com perspectivas da meditação e do mindfullness, o Lojong é um aplicativo que tem como proposta promover o relaxamento do usuário, afastando-o do estresse cotidiano.

Dessa forma, o app oferece acesso livre a centenas de meditações, a fim de que você possa praticar a atenção plena e vivenciar o presente com leveza.

“Todos nós temos o potencial para treinarmos nossas mentes e melhorarmos nossa qualidade de vida. Por isso, o Lojong foi criado para tornar este treinamento acessível a todos, com programas para crianças, idosos e adultos”, informa a descrição do aplicativo.

Confira mais informações sobre o app neste site.

Contudo, vale ressaltar que nenhum aplicativo, por melhor que ele seja, substitui o acompanhamento profissional. Confira aqui algumas opções de tratamento psicológico gratuito.

Reportagem de Isabela Stanga, sob orientação de Ana Flavia Silva.