No meio do trabalho, quando não estou fazendo nada. Quando estou fora ou dentro de casa. Ela sempre está ali comigo.
Começa sempre com a respiração acelerada e os batimentos cardíacos a milhão. Depois, chega um abraço no peito, um abraço de desespero, me lembrando de que eu tenho mil coisas para resolver hoje. E meu Deus, como assim não terminei nenhuma ainda?
Nos dias de maior desespero, o rosto começa a ficar vermelho e quente. Às vezes, lágrimas acompanham essa vermelhidão. E aí ela fica visível: a minha velha conhecida, a ansiedade.
A gente não merece sofrer
Nas conversas que tive sobre ela, sempre aparece a máxima “hoje em dia, todo mundo é ansioso”. Sim, hoje a vida hoje está mais corrida. O tempo anda contra nós todos os dias, em todas as tarefas. Mas mesmo assim, você que está ansioso, pare para pensar. Não interessa que é algo visto como “normal”. Você, eu, nós não merecemos sofrer, não precisamos nos torturar por coisas tão passageiras. Da lista de coisas para fazer, quantas delas incluem alguma atividade para o seu bem-estar? O que te faz sentir especial, amado, feliz?
Encontre-se com você mesmo, você mesma. Não a sua versão do trabalho, da correria, dos abraços rápidos e das reuniões intermináveis no trabalho. Apenas você. Apesar de parecer clichê, isso realmente ajuda.
Conversar com um amigo ajuda. Assistir um filme. Fazer exercício físico. Pintar, desenhar, fazer um chá. O que você quiser, só não vale pensar no estresse que o dia ainda reserva. No meu caso, o que eu faço agora é escrever.
Esse texto é um recado para a minha ansiedade: hoje você não me venceu. Esse dia é meu. Estou satisfeita, mesmo com milhões de coisas para resolver. Amanhã, a luta continua. Mas hoje, só hoje, eu posso aproveitar essa vitória.
Lembrando que a terapia é essencial para o tratamento da ansiedade. Confira aqui algumas opções de tratamento psicológico gratuito e online.
Boas notícias todos os dias
O Tudo Já Existe é um site exclusivo de boas notícias. Somos a sua dose diária de alimento para a esperança. Por isso, compartilhe nossas notícias! Queremos alcançar o maior número de pessoas possível. Que bom que você está aqui!
Aproveitando… você também pode acompanhar nossas boas notícias no Instagram, no nosso canal do Youtube (increva-se!) e no Facebook.